domingo, dezembro 7

Revista Veja - 10 de Dezembro de 2008 - Edição Nº 2090

Posted by kotonette 21:56, under | No comments

Puritanismo Envergonhado - A nudez pode ser arte ou protesto, pode significar afeto ou defender causas humanitárias.
Tornou-se uma manifestação de liberdade vencedora no mundo de hoje. É,




portanto, intrigante que ela esteja sendo contestada agora no Brasil por atores e atrizes. Tudo bem, mas cuidado para não incentivar a censura.
A reportagem de CAPA foi motivada pela reação inesperada, talvez, de alguns atores e atrizes contra as cenas de nudez nas novelas e nos filmes brasileiros. Quando a nudez é aceitável? Quando ela é ofensiva? E quem decide isso? Quem a exibe ou quem a vê? A reportagem faz uma varredura cultural e histórica sobre essas questões, com conclusões surpreendentes — entre elas, a de que o puritanismo não segue uma linha evolutiva, digamos, de mais para menos roupa, de menor para maior permissividade. Não. Cada cultura em cada era tem sua etiqueta e suas formalidades.

E MAIS …

RELIGIÃO. Concorreu para capa, e quase venceu, a revelação para o leitor brasileiro de que o Vaticano suspeita de fraudes em um dos maiores fenômenos de massa do catolicismo contemporâneo, as aparições de Nossa Senhora no céu de Medjugorje, vilarejo no sul da Bósnia-Herzegovina. Nossa Senhora de Medjugorje tem pelo menos 1 milhão de adoradores no Brasil e atrai anualmente 2 milhões de peregrinos ao local das aparições, que agora são colocadas em séria dúvida pela mais alta hierarquia da Igreja Católica.

VEJA foi ao Paraguai para tentar entender a real situação dos ‘brasiguaios’ e os encontrou em situação terrível. Os brasileiros que foram ganhar a vida no país vizinho são vítimas de perseguições e suas terras são invadidas sem que as autoridades paraguaias se mexam para evitar os ataques ou punir os culpados. Enquanto isso, na capital, Assunção, urde-se um plano oficial para forçar a volta ao Brasil do meio milhão de brasileiros donos de casas e fazendas no Paraguai.

De Nova York, o correspondente André Petry enviou uma reportagem que compara a vida de políticos brasileiros e americanos encrencados com a JUSTIÇA. Os americanos podem perder o cargo e ir para a cadeia pelos menores deslizes — basta, por exemplo, serem pegos em uma mentira. Perto disso, os políticos brasileiros são praticamente inimputáveis.

Que Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, é um exibicionista, todo mundo sabe. Mesmo assim a entrevista dele nas PÁGINAS AMARELAS vai surpreender. Para ele, aparecer é uma estratégia, um método.

Como está sendo o atendimento às vítimas e como será feita a reconstrução das cidades de Santa Catarina destruídas pelas enchentes das últimas semanas? Uma reportagem mostra que o espírito de solidariedade dos brasileiros é mesmo insuperável e alerta para que não se cometam os mesmos erros de reconstruções passadas que acabaram em acusações de fraude e desvio de dinheiro.

VEJA.com explica também: o que é e quais são os sintomas da leptospirose, a doença que mais facilmente se alastra em inundações como a que atingiu os catarinenses.

Extraordinário o relato sobre as ossadas fósseis de 4.600 anos encontradas na Alemanha do que é a mais antiga FAMÍLIA. A reportagem mostra que a organização humana em núcleos familiares foi, talvez, a mais decisiva conquista evolutiva da espécie.

Formato: PDF
Tamanho: 41 Mb
Downloads Easyshare
Downloads Bitroad

0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive