sábado, outubro 25

POP ROCK 80, Barão Vermelho, Discografia

Posted by kotonette 23:43, under | No comments

Em 1981, estudantes do Colégio Imaculada Conceição, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, influenciados pelo blues e pela banda Rolling Stones, resolveram formar uma banda de rock’n’roll.


Em 1981, estudantes do Colégio Imaculada Conceição, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, influenciados pelo blues e pela banda Rolling Stones, resolveram formar uma banda de rock’n’roll. Surgia então o Barão Vermelho, com Maurício Barros nos teclados, Guto Golfi na bateria, Roberto Frejat na guitarra e André Cunha no baixo. Por algum tempo, ensaiaram na casa dos pais de Maurício, no bairro carioca do Rio Comprido. Faltava ainda um vocalista. Léo Jaime participou de alguns ensaios, mas acabou indicando o amigo Cazuza. Surgiu assim uma das mais produtivas parcerias do rock nacional: Frejat e Cazuza.

A banda começou realizando shows ao ar livre e lançou sua primeira fita demo, que originaria o primeiro álbum, auto-intitulado, em 1982, do qual se destacaram as faixas “Bilhetinho Azul”, “Down de Mim”, “Ponto Fraco” e “Todo Amor que Houver Nesta Vida”.

Em 1983, a banda ficou em estúdio por um mês e lançou o LP “Barão Vermelho 2”. As rádios, porém, não achavam que as músicas fossem suficientemente comerciais, rejeitando solenemente o álbum. O sucesso só veio mesmo após Ney Matogrosso gravar uma versão para “O Dia Nascer Feliz” e Caetano Veloso ter definido Cazuza como um “grande jovem poeta”, quando incluiu a faixa “Todo Amor que Houver Nesta Vida” em seu show.

Com o sucesso, os garotos do Barão Vermelho foram convidados a compor a trilha sonora do filme “Beth Balanço”, de Lael Rodrigues. A música tema revelou a banda para todo o Brasil. Aproveitando o embalo, o Barão lançou o terceiro disco, “Maior Abandonado”, com os ‘hits’ “Beth Balanço”, “Porque Que a Gente é Assim?” e a faixa título. O álbum vendeu mais de 100 mil cópias.

As provas de fogo para a banda foram a apresentação na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, em setembro de 84, com a Orquestra Sinfônica Brasileira, e o convite para subir ao palco do Rock in Rio em 85. Finalmente, a carreira estava consolidada.

Cazuza, porém, pensava em fazer um trabalho solo. Frejat o incentivava, desde que para tal não fosse necessária a saída do vocalista da banda. As brigas fizeram com que Cazuza largasse o Barão definitivamente, levando de quebra algumas canções que acabariam fazendo parte do seu primeiro trabalho solo, como “Só as Mães são Felizes” e “Exagerado”. Frejat assumiu então os vocais da banda.

O Barão Vermelho passou por uma fase ruim e a primeira música sem Cazuza foi “Torre de Babel”, gravada num programa infantil de TV. Em 1986 lançaram o quarto LP, “Declare Guerra”, que contou com a participação de letristas como Renato Russo e Arnaldo Antunes, mas o álbum não teve publicidade e a banda sentiu-se abandonada, assinando então um contrato com a WEA.

O LP “Rock n´Geral” foi lançado em 87 com fortes influências do blues, no entanto foi a vez de Maurício deixar o grupo. Entram então o guitarrista Fernando Magalhães e o percussionista Peninha.

Em 88, o álbum “Carnaval”, com a mistura de rock romântico e pesado, estourou nas rádios. A faixa “Pense e Dance” virou ‘hit’ em todo o país.

Em 89, é lançada pela Som Livre a coletânea “Os Melhores Momentos de Cazuza e Barão Vermelho”. Na mesma época, o Barão lançou o LP “Barão ao Vivo”, que vendeu 98 mil cópias.

Em 90, devido a constantes brigas com Frejat, saiu o baixista Dé, sendo substituído por Dadi. Gravaram “Na calada da Noite”, dando ênfase ao lado acústico. Foi nesse álbum que registraram a canção “O Poeta Está Vivo”, que se tornou uma espécie de réquiem para Cazuza, que morreria de AIDS em 7 de julho do mesmo ano.

O Barão recebeu o Prêmio Sharp de “Melhor Conjunto de Rock” em 91 e 92 e foram eleitos pelo público e crítica como “A Melhor Banda do Hollywood Rock”. O nono disco, “Supermercados da Vida”, trouxe participações de Dulce Quental, Guilherme Arantes, Paulinho Moska, entre outros. O baixista Dadi foi substituído por Rodrigo Santos.

Em 94, saiu “Carne Crua”, considerado um dos melhores álbuns de rock de toda a história nacional. As canções “Meus Bons Amigos”, “Daqui por Diante” e “Guarde Essa Canção” conseguiram repercussão imediata. Dois anos depois, “@lbum”, mostrava regravações de músicas conhecidas, como “Vem Quente que Estou Fervendo” e “Perdidos na Selva”.

Flertaram com o eletrônico em “Puro Êxtase”, não agradando aos fãs mais antigos. No fim de 99, lançaram o CD “Balada”, gravado pela MTV, no qual grandes clássicos da carreira do Barão ganharam uma roupagem acústica, mais suave e intimista.

Em 2001, após o Rock in Rio 3, os integrantes do Barão resolveram se dedicar a seus projetos paralelos, voltando somente em 2004 com o disco “Barão Vermelho”, sendo esse o último trabalho do produtor Tom Capone com a banda.

“MTV ao Vivo” saiu em 2005, dando nova energia à banda, com os grandes ‘hits’ acumulados em 14 álbuns e 24 anos de estrada.

ÁLBUNS DISPONÍVEIS

Uploader original: Kotonette



.

.

.

.

HEART - Discografia

Posted by kotonette 23:28, under | 3 comments

O Heart é mais conhecido por ser a banda das irmãs Ann e Nancy Wilson. Elas começaram a se envolver com música na adolescência. A primeira banda de Ann se chamou Ann and the Daybrakers.


.

O Heart é mais conhecido por ser a banda das irmãs Ann e Nancy Wilson. Elas começaram a se envolver com música na adolescência. A primeira banda de Ann se chamou Ann and the Daybrakers. Não durou muito para ela perceber que esta banda não iria muito longe, assim sendo chamou a irmã que estava começando a tocar guitarra e foram para Vancouver no Canadá. Lá juntaram-se a Steve Fossen e Roger Fischer e gravaram o disco “Dreamboat Annie” em 1976. A faixa título foi bem recebida e a banda emplacou também “Crazy on You” que tinha uma levada mais rock n’roll.

Em 77 foi editado “Little Queen”. Nesta época já contavam com o baterista Michael Derosier como integrante fixo. “Little Quenn” trazia o maior hit da banda, “Barracuda”.

Seguiram-se mais dois álbuns: “Magazine” e “Dog e Butterfly”, ambos lançados em 78. Nesta época, Nancy e Roger começaram a ter um caso. O irmão de Roger, Mike Fischer, se envolveu com Ann e passou a ser manager da banda.

Em 80, durante as gravações do disco “Bebe le Strange”, Roger, que já não estava bem com Nancy, resolveu abandonar a banda... Howard Leese, que já vinha fazendo alguns trabalhos com eles, assumiu o posto oficialmente.

Após este álbum, a banda lança uma coletânea que fecharia a primeira fase do grupo.

Em 82, tentando seguir a tendência da época, eles lançam o disco “Private Audition”. O resultado deixa a desejar. Assim sendo eles entram em estúdio novamente e gravam “Passionworks”. Nesta época a banda contava com Mark Andes e Denny Carmassi, mas apesar das novidades, eles não emplacavam mais nenhum hit.

Parecia que os anos 80 viriam para derrubar a banda, e como a maré estava ruim, Ann se juntou a Mike Reno e gravou uma canção para o filme “Footlose”.

Em 85, o contrato com a Epic chegou ao fim e a banda assinou com a Capitol. Uma nova fase se iniciou, a banda teve um recomeço... adotou uma nova postura, um novo visual. Seu primeiro álbum pela Capitol chamou-se apenas “Heart” e emplacou quatro hits: “If Looks could Kill”, “What About Love”, “These Dreams” e “Never”. Este álbum chegou ao número 1 das paradas.

O álbum seguinte, “Bad Animals”, chegou ao número 2 e trazia o hit “Alone”.

Em 90, a banda jogava “Brigade” na praça. O álbum trazia “All i Wanna do is Make Love to You”, e foi um grande sucesso, apesar da banda estar com uma levada mais dançante.

Após este álbum a banda dá uma parada. As irmãs se envolvem em projetos solo, e Nancy se casa com Cameron Crowe.

A gravadora ainda aproveita a onda para em 91 soltar um álbum ao vivo chamado “Rock the House”.

Em 1993 elas retornam e gravam “Desires Walks On”. Junto delas estavam Schuyler Deale (bass), John Purdell (keyboards), Denny Carmassi (drums) and Howard Leese (guitarra).

Em 95, lançam um álbum acústico , produzido por John Paul Jones, e em 97 mais um Greatest hits, mas desta vez abrangendo toda a carreira da banda.

Desde então o Heart não lançou mais nada oficial, e os músicos se dedicaram a outros projetos como trilhas sonoras e outras bandas como o Love Mongers..

.

DISCOGRAFIA

.

1976 - Dreamboat Annie

1977 - Little Queen

.


1978 - Dog and Butterfly

1978 - Magazine

.


1980 - Bebe Le Strange

1982 - Private Audition

.


1983 - Passionworks

1985 - Heart

.


1987 - Bad Animals

1990 - Brigade

.


1991 - Rock The House Live

1993 - Desire Walks On

.


1995 - The Road Home

2002 - The Essential Heart

.


2004 - Jupiter´s Darling

2007 - Ann Wilson - Hope And Glory

.



Tags

Blog Archive