sábado, outubro 16

Rod Stewart | Fly Me To The Moon (The_Great American Songbook_Volume_5)-2010-DOH

Posted by kotonette 23:32, under | No comments

Introducing the fifth stunning chapter of the chart-topping, multi-platinum album series. An all new collection of American classics… it’s Rod’s most danceable Songbook yet. Truly possessing one of the most distinctive and interpretive voices in music, on Fly Me To The Moon… The Great American Songbook, Volume V, he lends his signature vocals to such classics as: “That Old Black Magic”, “Beyond The Sea”, “I’ve Got You Under My Skin”, and many more. The album was produced by longtime collaborators Clive Davis and Richard Perry.


Rod Stewart Great American Songbook Vol. 5 Track List

1. That Old Black Magic listen
2. Beyond the Sea
3. I've Got You Under My Skin listen
4. What a Difference a Day Makes
5. I Get a Kick Out of You listen
6. I've Got the World on a String listen
7. Love Me or Leave Me listen
8. My Foolish Heart listen
9. September in the Rain listen
10. Fly Me to the Moon listen
11. Sunny Side of the Street listen
12. Moon River listen

Formato: MP3
Tamanho: 53 Mb



Bruno e Marrone – Sonhando (2010)

Posted by kotonette 22:53, under | No comments

Faixas:
1 – Bom demais
2 – Cai fora
3 – Chora
4 – Coração fora de área
5 – Essa droga de carinho
6 – Eu fecho o bar
7 – Furacão
8 – Não posso evitar
9 – Nem na bebedeira
10 – Para com tudo
11 – Seu polícia
12 – Sonhando
13 – Ta na cara
14 – Tentativas em vão
15 – Viciado em seus beijos

Formato: MP3
Tamanho: 43 Mb




Jornal O Estado de SP em PDF, Sabado, 16 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 10:07, under | 2 comments

Em carta, Dilma assina compromisso contra o aborto:
Texto para 'deter sórdida campanha de calúnias' foi entregue a religiosos para ser distribuído nas igrejas - BRASÍLIA - Alvejada por mensagens na internet e cobrada por movimentos religiosos a se posicionar sobre temas como aborto e casamento entre homossexuais, a candidata à presidência pelo PT Dilma Rousseff, divulgou mensagem a religiosos, nesta sexta-feira, para tentar, nas palavras dela, "pôr um fim definitivo à campanha de calúnias e boatos" espalhados pelos adversários. A mensagem foi entregue a parlamentares e líderes religiosos apoiadores da campanha petista para ser distribuído nas igrejas e cultos. No texto, Dilma é enfática ao negar ser favorável ao aborto, mas evita entrar no debate sobre casamento entre homossexuais. Uma das cobranças feitas a ela na quarta-feira, em encontro com Evangélicos, era de que se comprometesse por escrito a não enviar ao Congresso projetos de lei que permitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A carta assinada por ela ontem, no entanto, faz promessas genéricas.
"Eleita presidente da República, não tomarei a iniciativa de propor alterações de pontos que tratem da legislação do aborto e de outros temas concernentes à família e à livre expressão de qualquer religião no País", afirma. Além da resistência de Dilma em assinar a carta, a avaliação da campanha é foi de que, ao se posicionar contra o casamento entre homossexuais, a candidata corre risco de perder mais votos do que ganhar.

"Sou pessoalmente contra o aborto e defendo a manutenção da legislação atual sobre assunto", continua Dilma, defensora, no passado, da descriminalização da prática e a discussão do tema como questão de saúde pública. "Acho que tem de haver descriminalização do aborto. O fato de não ser regulamentado é uma questão de saúde pública. Não é uma questão de foro íntimo, não.", disse, em entrevista à Folha, em 2007.

Dilma Rousseff diz ainda que, se aprovado pelo Senado o projeto que torna crime a homofobia no País, sancionará apenas "os artigos que não violem a liberdade de crença, culto e expressão e demais garantias constitucionais individuais existentes no Brasil". Este projeto tramita há nove anos no Congresso, e é rejeitado por movimentos religiosos pelo temor de que padres e pastores sejam punidos por fazerem sermões contra o homossexualismo.

A petista comenta ainda sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3), o qual diz ser apenas "uma carta de intenções". Lançado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva no fim do ano, o plano propõe, entre outras ações, a descriminalização do aborto e operação de troca de sexo em hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). "O PNDH3 é uma ampla carta de intenções, que incorporou itens do programa anterior. Está sendo revisto e, se eleita, não pretendo promover nenhuma iniciativa que afronte a família", assegura Dilma.

Ela cita ainda como exemplo os projetos do governo Lula, Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família para afirmar que só editará lei e desenvolverá programas "que tenham a família como foco principal". "Minha campanha é pela vida, pela paz, pela justiça social, pelo respeito, pela prosperidade e pela convivência entre todas as pessoas", afirma.

"Não podemos permitir que a mentira se converta em fonte de benefícios eleitorais para aqueles que não têm escrúpulos de manipular a fé e a religião tão respeitada por todos nós", continua a candidata, ao pedir apoio para "deter a sórdida campanha de calúnias" que, segundo Dilma, está sendo orquestrada contra ela.

A Carta

imagehost.li - Free Unlimited Image Hosting

Formato: PDF
Tamanho: 66 Mb



sexta-feira, outubro 15

Jornal O Estado de SP em PDF, Sexta, 15 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 08:31, under | 1 comment

PT enxerga disputa 'problemática' e busca votos no Sudeste:
PT vê disputa 'problemática' e aposta no Sudeste para tentar segurar votos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ministros mais próximos - que integram o "núcleo duro" do governo - e o comando da campanha de Dilma Rousseff avaliaram, em reuniões ao longo da semana, que "a situação é problemática" para a candidatura petista. A recomendação unânime foi para que Dilma concentre a campanha nas Regiões Sul e Sudeste e "esqueça o Nordeste", onde a eleição "está ganha". Os Estados do Sul-Sudeste que serão alvos prioritários da campanha são Minas, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. O Nordeste, onde Dilma tem 19 pontos porcentuais de vantagem sobre o tucano José Serra (57% a 36%), segundo o Ibope, é considerado uma região em que as perdas eventuais serão pequenas. Na avaliação do QG dilmista, elas "nem atrapalharão Dilma nem ajudarão Serra". No Norte, a candidata tem vantagem de 9 pontos porcentuais, 51% a 43%.

Há no comitê de Dilma uma preocupação especial com os dois maiores colégios eleitorais, São Paulo e Minas Gerais, onde o PT foi derrotado pelo PSDB de Serra na disputa pelos governos estaduais. Ainda ontem, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, reuniu-se com deputados e prefeitos, em Belo Horizonte (MG), para tentar reaglutinar a tropa.

Lá, além das mágoas do PMDB de Hélio Costa - que perdeu a eleição ao Palácio da Liberdade para Antonio Anastasia (PSDB) -, as divergências entre o ex-ministro Patrus Ananias e o ex-prefeito Fernando Pimentel, ambos do PT, só se acentuaram. Patrus foi vice de Costa e acabou sem cargo. Pimentel perdeu a corrida ao Senado.

"O problema maior não é a disputa entre Pimentel e Patrus. Nossas lideranças foram derrotadas lá e isso provocou perplexidade", disse Dutra. Na tentativa de reverter a apatia em Minas, Lula e Dilma participarão de carreata amanhã, em Belo Horizonte. Hoje, a candidata estará em São Paulo num megaencontro com professores e reitores. À noite, deverá fazer comício em São Miguel Paulista, na zona leste. Antes disso, à tarde, Lula e ministros baixam no Paraná, em Telêmaco Borba.

"Menos de dez". No diagnóstico de Lula e da coordenação da campanha, o ideal seria que Dilma começasse o segundo turno com pelo menos 10 pontos porcentuais de vantagem sobre Serra - no primeiro turno, a votação terminou com 14 pontos de dianteira para Dilma, 47% a 33%. Na primeira pesquisa, do Datafolha, a diferença foi de 7 pontos. Na do Ibope, caiu para 6 pontos. O levantamento CNT/Sensus, divulgado ontem, mostrou Dilma e Serra com 4 pontos porcentuais de diferença, 46% a 42% (veja na pág. A8).

"Começar segundo turno com menos de dez (pontos porcentuais de diferença nas intenções de voto) é problemático", admitiu ao Estado um dos auxiliares de Lula. Não só as pesquisas anunciadas por institutos como os trackings internos em poder do comando petista mostram que diminui cada vez mais a distância entre Dilma e Serra.

Formato: PDF
Tamanho: 41 Mb



quinta-feira, outubro 14

Enciclopédia do Futebol 2010

Posted by kotonette 21:39, under | No comments

A Enciclopédia do Futebol 2010 traz todas as histórias das copas, além de trazer comparativos dos jogos entre os países. Também conta uma descrição dos estádios e cidades da copa do mundo de 2010.

Nome: Enciclopédia do Futebol
Fabricante: Positivo
Estilo: Enciclopédia
Ano de Lançamento: 2010
Sistema Operacional: Windows

Clique Para Ampliar



Tamanho: 57.92 Mb
Formato: Exe
Idioma: Português




Revista Veja | 13 de Outubro de 2010 | Edição 2186

Posted by kotonette 18:47, under | No comments

* Dilma Roussef (04/10/2007): Acho que tem de haver a
descriminalização do aborto. Acho um absurdo que não haja.

* Dilma Roussef (29/09/2010): Eu, pessoalmente, sou contra. Não
acredito que haja uma mulher que não considere o aborto uma violência.


Dilma Rousseff faz campanha contra o aborto
A candidata do PT disse que considera o ato uma violência contra a mulher. Ela afirmou que as mulheres que recorrem ao aborto em condições precárias correm risco de vida e devem ser atendidas.
A candidata à presidência pelo PT, Dilma Rousseff, afirmou, nesta quarta-feira, que é contra o aborto.

No fim da manhã, a candidata recebeu a visita de mais de 30 líderes religiosos de igrejas evangélicas e católicas. Durante quase três horas, eles discutiram assuntos como aborto, drogas e a adoção de políticas sociais voltadas para a família.

Depois da reunião, Dilma saiu da casa acompanhada pelos líderes religiosos e falou sobre aborto: “Quando a gente fala em valorização da vida, eu queria deixar claro que eu, pessoalmente sou contra o aborto. Já disse lá no debate da CNBB, porque acho o aborto uma violência contra a mulher. Não acredito que haja uma mulher que não considere o aborto uma violência contra ela", disse a candidata.

Dilma disse ainda que as mulheres que recorrem ao aborto em condições precárias devem ser atendidas, pois correm risco de vida.

Formato: PDF
Tamanho: 35 Mb



Jornal O Estado de SP em PDF, Quinta, 14 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 16:52, under | No comments

Termina drama de mineiros no Chile:
COPIAPÓ, CHILE- Terminou na noite desta quarta-feira, 13, o drama dos 33 mineiros chilenos e um boliviano que ficaram soterrados por 69 dias a 700 metros de profundidade em uma mina de ouro e cobre no norte do Chile. A mina de San José, no deserto do Atacama, sofreu um desabamento em 5 de agosto e soterrou os operários. O resgate que emocionou o mundo foi acompanhado em tempo real por milhares de familiares, mais de mil jornalistas e foi transmitido ao vivo para vários países.
A operação começou às 23h55 de terça, com a subida do mineiro Florencio Ávalos à superfície na cápsula Phoenix 2, decorada com as cores pátrias chilenas, e terminou às 21h56 de hoje, com a retirada de Luís Urzua, que liderou o grupo durante o tempo em que estiveram presos.
"Espero que isso nunca mais volte a acontecer", disse Urzua, marcando o fim da operação. "Obrigado a todos, obrigado a todos os socorristas, obrigado a todo o Chile".


"O parabenizo porque cumpriu com seu dever saindo por último, como faz um bom capitão", disse o presidente do Chile, Sebatián Piñera, depois de abraçar o mineiro.

"Quero diante de você agradecer aos milhares e milhares que trabalharam incansavelmente para que vocês estivessem aqui conosco", acrescentou o governante, entre aplausos da multidão e o famoso grito de comemoração do país: "Viva Chile mierda!".

Um a um, os mineiros foram saindo do abrigo. Cada resgate durava cerca de meia hora. Logo após deixarem a galeria que foi seu refúgio por dois meses, eles foram levados ao hospital de Copiapó. Mesmo após uma subida considerada arriscada pelos médicos, a maioria agradeceu as equipes de resgate, abraçou a família e alguns até deram declarações à imprensa. Segundo os médicos, a condição de saúde deles é boa.

Rochas de presente

Com um senso de humor que sobreviveu a dois meses de confinamento, Mário Sepulveda, o segundo a deixar a mina, abriu um bolso ao sair e entregou pedaços de rocha do fundo da mina ao presidente chileno e outros funcionários da equipe de resgate.

"Estive com Deus e com o diabo, me disputaram, mas Deus me ganhou. Ele agarrou a minha melhor mão", disse Sepúlveda horas depois, rodeado de familiares, em declarações transmitidas pela televisão estatal chilena.

Embaixadinhas

"Foi a partida mais dura da minha vida", disse Franklin Lobos, o 27º a ser resgatado, um ex-jogador profissional que chegou a disputar a Copa Libertadores e demonstrou suas habilidades dos velhos tempos fazendo embaixadinhas logo após sair da cápsula.

Formato: PDF
Tamanho: 41 Mb



quarta-feira, outubro 13

Jornal O Estado de SP em PDF, Quarta, 13 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 16:54, under | 1 comment

Na TV, Serra defende valores e Dilma destaca diferenças:
Os candidatos a presidente José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff apelaram nesta segunda-feira, 13, para a "honestidade" e comparações, respectivamente, na publicidade eleitoral gratuita da tarde na televisão. Nos dez minutos, Serra afirmou que 2010 é o ano em que os eleitores buscam valores e honestidade e que este é o momento em que o País pode "mudar para melhor". Já Dilma investiu em confrontações, distinguindo o Brasil governado pelos tucanos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O candidato do PSDB a presidente abriu a publicidade eleitoral com cenas de um parto, numa analogia ao País que "nasce a cada dia". "A vida é feita de escolhas", reforçou o locutor. Serra disse que a "voz da verdade" prevalecerá nesta eleição. "O povo vai exigir que os candidatos sejam verdadeiros", afirmou. "O povo espera que os candidatos mostrem seu caráter, sem disfarces, sem maquiagem", emendou.

Num breve resumo da trajetória política de Serra - de líder estudantil a governador de São Paulo -, o programa ressaltou que ele esteve ao lado do ex-presidente Tancredo Neves e da Constituição de 1988, "diferente do PT da Dilma". Serra ainda prometeu construir uma economia forte e uma nação sustentável, "pegar pesado contra a corrupção" e investir em saneamento básico.

"Viram, meus conterrâneos? Não deixem de votar neste homem", pediu o cantor e compositor e instrumentista pernambucano Dominguinhos, conterrâneo de Lula nascido em Garanhuns, no Planalto da Borborema (PE). A publicidade terminou citando denúncias do fim de semana, que apontam o Gu Zhou Ji, filho do médico acupunturista de Dilma, como funcionário da Coordenadoria de Saúde da Presidência da República. "Agora, até o rapaz da agulha. É o fim da picada", ironizou o narrador.

PT - O programa eleitoral gratuito do PT manteve o tom de embate das últimas inserções e começou acusando os tucanos de serem contra o Bolsa-Família e a favor das privatizações. "No nosso governo, 28 milhões de brasileiros saíram da miséria", comparou a candidata do PT a presidente. Dilma prometeu continuar "mudando" o País e disse que o foco do eventual mandato será erradicar a miséria.

Ela afirmou que, se eleita, investirá os recursos do pré-sal para lutar contra a pobreza e na educação, meio ambiente e novas tecnologias. Na lista de promessas, Dilma disse que pretende construir 2 milhões de moradias em quatro anos, investir em segurança pública e não privatizar estatais estratégicas. "Mais uma vez, o nosso caminho é totalmente outro", ressaltou.

Formato: PDF
Tamanho: 24 Mb



terça-feira, outubro 12

Altitude – DVDRip RMVB – Legendado

Posted by kotonette 19:41, under | No comments

Perdidos entre nuvens, uma piloto novata e seus quatro jovens amigos devem lidar com uma estranha falha mecânica que envia seu pequeno avião para uma altura impossível de se atingir e depois para névoas infindáveis. Após recuperar o controle, os sobreviventes confrontam uma assustadora realidade: a terra abaixo deles desapareceu e uma maléfica força os espreita nas nuvens, querendo matá-los…


Título Original: Altitude
Título Traduzido: Altitude
Gênero: Horror | Sci-Fi | Thrille
Tempo de Duração: 93 min
Ano de Lançamento: 2010
Direção: Kaare Andrews
Tamanho: 295 Mb
Qualidade: DVDRip
Video e Audio: 10
Áudio: Inglês
Legenda: Português




Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 12 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 10:22, under | No comments

MTA perde contrato e pode parar de voar para os Correios:
MTA perde contrato, leva multas todo dia e pode parar de voar para Correios - Relações suspeitas. Personagem da crise que provocou a queda de Erenice Guerra da Casa Civil, empresa aérea não tem dinheiro para pagar combustível, procura fornecedores para fazer acordos e obriga estatal a realocar carga em outras transportadoras - Personagem da crise que derrubou a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, a empresa Master Top Linhas Aéreas (MTA) caminha para fechar as portas e abandonar os contratos que mantém com os Correios. Desde 27 de setembro, a companhia não está operando grande parte dos contratos das linhas de transporte de carga aérea postal. E tem levado multas diárias por causa disso. Não tem dinheiro para combustível e começa a procurar fornecedores para fazer acordos.

O empresário argentino Alfonso Rey, dono oculto da empresa, já disse aos diretores no Brasil que, se a situação financeira piorar, pretende retirar do País os aviões que alugou para a MTA funcionar. O peruano Orestes Romero, que dirigia a empresa no Brasil, foi para o exterior desde o início da crise e não voltou mais.

Na semana passada, o Estado revelou que a MTA perdeu na Justiça o contrato de R$ 44,9 milhões que havia ganho com uma liminar. Na verdade, ela venceu a licitação em julho, mas não entregou documentos no tempo exigido. Foi desclassificada e recorreu à Justiça, onde garantiu uma liminar.

Enquanto o negócio estava sendo decidido pela disputa judicial, os Correios fizeram um contrato de emergência de R$ 19 milhões com a própria MTA, com vencimento em novembro. Agora, com a derrota na Justiça, a empresa perdeu esse contrato e deixou de ter o de R$ 44,9 milhões, que passou a ser operado pela Rio Linhas Aéreas. A linha licitada é uma das mais estratégicas para os Correios, porque representa 13% do valor total da malha e 14% da capacidade de carga contratada.

Pregão diário. Desde maio, a empresa já vinha sendo multada por atrasos na operação das linhas. Até agosto, teve pelo menos R$ 1,1 milhão aplicado em multas. Nesse montante, ainda não estão contabilizadas as penalidades aplicadas em setembro e outubro, meses em que a situação ficou crítica - antes de executar as multas os Correios dão direito de defesa à empresa.

Formato: PDF
Tamanho: 25 Mb



segunda-feira, outubro 11

Jornal O Estado de SP em PDF, Segunda, 11 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 10:19, under | No comments

Brasil tricampeão do mundo: Não adiantou apelação italiana - Brasil vence Cuba e leva tricampeonato no Mundial de Vôlei. A equipe brasileira bateu a adversária por 3 sets a 0 e conquistou o 3º título mundial consecutivo - Em um jogo mais fácil do que o esperado, o Brasil levou o tricampeonato do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei ao vencer Cuba por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/14 e 25/22, neste domingo, 10, em Roma. A final durou apenas 1 horas e 14 minutos. om a conquista, o Brasil repetiu o feito da Itália, que faturou três títulos mundiais consecutivos (1990, 1994 e 1998). A terceira vitória brasileira - as outras foram em 2002 e 2006 - veio em uma final inédita e na primeira que não envolveu uma seleção europeia.

Além disso, serviu como vingança para a derrota por 3 sets a 2 na primeira fase do Mundial. Já os cubanos buscavam o título inédito, mas repetiram o vice-campeonato mundial de 1990 quando perderam a final para a Itália, no Rio, também por 3 sets a 0. A seleção da Sérvia terminou a competição em terceiro lugar e a anfitriã Itália conseguiu apenas o quarto lugar. A conquista do título mundial pelo Brasil também rendeu feitos individuais aos jogadores e comissão técnica. Bernardinho se tornou o primeiro treinador a faturar três títulos mundiais, enquanto Vissotto igualou Nalbert ao ser campeão mundial infantil, juvenil e adulto. Além disso, Giba, Rodrigão e Dante são os únicos brasileiros presentes nos três títulos mundiais.

Para ser campeão neste domingo, o Brasil precisou superar problemas de lesões com seus levantadores. Marlon ficou afastado dos primeiros jogos por conta de uma colite e Bruninho se contundiu durante as semifinais, mas participou da decisão.

Outro problema foi a polêmica derrota para a Bulgária por 3 sets a 0, quando Bernardinho poupou alguns jogadores e o comportamento da equipe foi duramente criticado, já que o revés favoreceu o Brasil, que passou para um grupo teoricamente mais fácil na terceira fase do Mundial.

As mudanças realizadas na equipe após a conquista da medalha de prata na Olimpíada de Pequim, em 2008, mostraram efeitos positivos, com a confirmação do surgimento de grandes jogadores brasileiros, como Leandro Vissotto. Mas jogadores experientes, como Murilo e Dante, também foram fundamentais para o título.

Formato: PDF
Tamanho: 22.6 Mb


domingo, outubro 10

Revista Manequim № 609 abril 2010 Daniele Suzuki

Posted by kotonette 21:36, under | No comments

DANIELE SUZUKI
A atriz mostra os vestidos da vez com mangas elaboradas e recortes sensuais
Da passarela para as ruas
Manequim apresenta os principais tecidos, cores e modelagens do inverno e ensina como transformar os looks dos desfiles em produções elegantes para o dia a dia.


+ NA REVISTA
TENDÊNCIAS DO INVERNO
Traduzimos as novidades das passarelas em looks práticos para você arrasar no dia a dia e nas festas
GLAMOUR DO OSCAR
Como fazer e bordar os modelos das famosas no tapete vermelho
ESTILO BURBERRY
Conheça a história e as maneiras de usar as peças clássicas da grife inglesa
A HORA DO JEANS
Um guia completo desse tecido, com dicas de costura e truques para atualizar os looks
MISTURA DE TACHAS
Elas têm o poder de transformar suas ankle boots em item fashion
PENTEADO MODERNO
Aprenda a fazer em casa os coques displiscentes da estação em duas versões
DESIGN FUTURISTA
As formas geométricas e os produtos de alta tecnologia para modernizar sua casa
Fique ligada na Manequim!
NEWSLETTER: receba nossas novidades
RSS: fique por dentro de tudo que rola no site
+ EDIÇÕES DE MANEQUIM

Formato: JPG
Tamanho: 69 Mb


Jornal O Estado de SP em PDF, Domingo, 10 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 10:53, under | No comments

Correios: nomeado de Erenice fecha contrato superfaturado em R$ 2,8 mi: Nomeado de Erenice nos Correios fecha contrato superfaturado em R$ 2,8 mi - Relações suspeitas. Documentos obtidos pelo Estado mostram que a nova direção da estatal, escolhida pela então ministra da Casa Civil, manobrou para ressuscitar uma licitação que havia sido cancelada três meses antes pelo comando demitido da estatal - O presidente dos Correios, David José de Matos, e a diretoria da estatal aprovaram um contrato superfaturado em R$ 2,8 milhões para favorecer uma empresa de carga aérea. Documentos obtidos pelo Estado mostram que a nova direção da estatal, nomeada pela então ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, manobrou para ressuscitar, em agosto, uma licitação que havia sido cancelada três meses antes pelo comando demitido da estatal. Os documentos da presidência dos Correios e os registros dos pregões revelam o esforço da nova diretoria, que assumiu no dia 2 de agosto, para, duas semanas depois da posse, entregar à Total Linhas Aéreas um contrato de R$ 44,3 milhões.

A licitação foi concluída em meio à crise que derrubou Erenice da Casa Civil. Coube ao presidente Davi de Matos e seus diretores aprovarem no dia 15 de setembro, um dia antes da demissão da ministra, a contratação da Total, como mostra a ata da 36.ª reunião interna do comando da estatal. O contrato foi publicado no Diário Oficial da União de 4 de outubro, um dia depois do primeiro turno eleitoral. No período de um ano, a Total vai transportar cargas dos Correios no trecho Fortaleza-Salvador-São Paulo-Belo Horizonte.

Alerta. Tudo começou no dia 2 de junho, quando um pregão foi feito para o serviço pelo preço limite de R$ 41,5 milhões. A Total entrou sozinha no leilão e ofereceu R$ 47 milhões. A proposta foi recusada pelos Correios. "Solicito a redução do último valor proposto ao preço de referência, sob pena de ter sua proposta desclassificada do certame", disse o pregoeiro, segundo registro eletrônico. A empresa não mudou o preço e a licitação foi anulada.

Para conseguir o contrato de R$ 44,3 milhões, na licitação de agosto - com posterior aprovação da manobra pela diretoria, em setembro -, a Total contou com o apoio de outro personagem central da crise dos Correios, o coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva, então nomeado diretor de Operações.

Em agosto, o coronel foi procurado pelos donos da Total para tentar reverter juridicamente o pregão revogado em junho. A empresa MTA, que ganhara na Justiça uma licitação dos Correios, foi consultada sobre a possibilidade de orientar a Total a conseguir fechar esse contrato. O objetivo, naquele momento, era tentar transformar as duas empresas de carga aérea no embrião da unidade de logística que o governo pretende criar em 2011 - uma sociedade mista entre governo e empresas privadas avaliada em US$ 400 milhões.

A solução dada foi fazer uma nova licitação no dia 19 de agosto. Dessa vez, os Correios subiram de R$ 41,5 milhões para R$ 42 milhões o preço máximo para contratação. Mais uma vez, só a Total participou dos lances.

Chegou ao preço de R$ 44,3 milhões e avisou que não poderia mais reduzir o valor, apesar dos alertas do pregoeiro: "Solicitamos que a arrematante faça mais uma revisão em sua planilha de custos, reduzindo sua proposta para, pelo menos, o valor estimado da contratação."

O artigo 48 da Lei de Licitações é claro. Diz que serão desclassificadas "propostas com valor global superior ao limite estabelecido". Já o artigo 40 veda faixas de variação em relação a preços de referência. Diante do conflito legal, o resultado do pregão foi remetido ao coronel Artur, que era o diretor de Operações.

"Excepcional". Num relatório de 13 páginas, a que o Estado teve acesso, ele deixa de lado os alertas no pregão e justifica a contratação da Total Linhas Aéreas por um preço R$ 2,8 milhões acima do valor estipulado na licitação revogada em junho e R$ 2,3 milhões superior ao preço definido no edital da segunda concorrência. Segundo ele, os métodos dos Correios para chegar a uma estimativa "não são absolutamente precisos". "Fato este que permite a homologação excepcional de licitações por valor acima do previamente estimado em decorrência da variação normal de mercado e desde que haja interesse público", diz.

Principal
Formato: PDF
Tamanho: 55 Mb



Cadernos: Autos & Imóveis
Formato: PDF
Tamanho: 47 Mb



Tags

Blog Archive