quarta-feira, janeiro 21

Jornal O Estado de SP em PDF, Quarta, 21 de Janeiro de 2009

Posted by kotonette 00:51, under | No comments

O presidente Barack Hussein Obama prometeu "reconstruir os EUA" e estender a mão a nações amigas e inimigas no discurso de posse, visto ontem por cerca de 2 milhões de pessoas em Washington. Obama reconheceu as dificuldades que os EUA terão de enfrentar - entre elas duas guerras (no Iraque e no Afeganistão) e a maior crise econômica desde a Grande Depressão dos anos 30 - e proclamou uma "nova era de responsabilidade" para superá-las.



"A partir de hoje, precisamos nos recompor, sacudir a poeira e reiniciar o trabalho de reconstruir os EUA", disse Obama, para uma multidão emocionada que enfrentou o frio de -3°C para presenciar a posse do 44º presidente americano. "O que exigimos neste momento é uma nova era de responsabilidade", completou.

Em um momento histórico, o presidente reconheceu que o período difícil que vive o país é resultado da incapacidade coletiva de os americanos tomarem decisões difíceis. "Nossa economia está em crise, uma consequência de ganância e irresponsabilidade de alguns, mas também de nossa recusa coletiva de fazer escolhas difíceis."

A cerimônia teve ares de coroação, com Obama realizando o juramento sobre uma Bíblia de 1861, a mesma usada pelo presidente Abraham Lincoln, e fãs chorando e gritando o nome do presidente.

Sinalizando uma ruptura com a política externa do governo de George W. Bush, Obama disse que os EUA não "se desculpariam" por seus valores e seu estilo de vida, ou hesitar em sua luta contra o terrorismo, mas deixou claro que o país trabalhará de forma multilateral.

"Gerações anteriores enfrentaram o fascismo e o comunismo não só com mísseis e tanques, mas com alianças vigorosas e convicções duradouras. Elas compreenderam que nosso poder apenas não pode nos proteger, não nos qualifica a fazer o que quisermos", disse.

Obama quis passar uma mensagem para as nações do mundo. "Para todos os povos e governos que estão nos assistindo hoje, das mais grandiosas capitais à pequena aldeia onde meu pai nasceu: saibam que os EUA são amigos de cada nação e cada homem, mulher e criança que busca um futuro de paz e dignidade, e estamos prontos para liderar mais uma vez. Para o mundo muçulmano, buscamos uma nova maneira de avançar com base em interesses mútuos e no respeito mútuo."

Formato: PDF
Tamanho: 20 Mb
Downloads Easyshare
Downloads Depositfiles

0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive