sexta-feira, fevereiro 6

Discografia | Djavan

Posted by kotonette 23:30, under | 13 comments

Com 18 anos de idade, formou o LSD - Luz, Som e Dimensão, conjunto que animava bailes nos clubes, praias, igrejas e onde mais os chamassem em Maceió. Com 19 anos deixou definitivamente o futebol e passou a dedicar-se exclusivamente à música.



.

Djavan Caetano Viana nasceu em 27 de janeiro de 1948, em Maceió, Alagoas, numa família pobre. Cresceu ouvindo sua mãe cantarolar sucessos de Ângela Maria e Nélson Gonçalves. Djavan foi meio-de-campo do CSA (Club Sportivo Alagoano) e nessa época aprendeu sozinho a tocar violão, ouvindo, olhando e acompanhando as cifras em revistas, no jornaleiro.


Com 18 anos de idade, formou o LSD - Luz, Som e Dimensão, conjunto que animava bailes nos clubes, praias, igrejas e onde mais os chamassem em Maceió. Com 19 anos deixou definitivamente o futebol e passou a dedicar-se exclusivamente à música.

Ao dedilhar seu instrumento, percebeu que poderia compor, mas suas composições causavam estranheza em seus amigos. Esse fato ajudou Djavan a descobrir que, além de gostar de cantar, ele tinha necessidade de compor. Era preciso então tentar a sorte num grande centro e o destino escolhido foi o Rio de Janeiro. As dificuldades no começo foram imensas, afinal tratava-se de um negro nordestino que se aventurava numa cidade grande que não conhecia.

O radialista Edson Mauro apresentou Djavan a Adelzon Alves e este, por sua vez, o apresentaram a João Mello, produtor da Som Livre, que deu ao cantor sua primeira grande oportunidade. Djavan gravou músicas de outros compositores, incluídas em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo. O que ganhava, entretanto, não era o bastante para poder se sustentar e Djavan precisava completar sua renda. Foi como ‘crooner’ de boate (Number One em Ipanema e 706 no Leblon) que conseguia se manter. Djavan já era casado e tinha uma filha que havia ficado em Maceió e seu desejo era poder trazê-los para o Rio.

O “Festival Abertura”, realizado em 1975, era a grande chance de mostrar seu talento como compositor, onde conquistou o segundo lugar com a música “Fato Consumado”. Daí veio, em 1976, “A voz, o Violão e a Arte de Djavan”, seu primeiro LP, que continha a canção “Flor de Lis”, música que colocou Djavan, efetivamente, no cenário nacional. Assinou contrato com o EMI-Odeon, selo para o qual gravou três álbuns: “Djavan” em 1978, “Alumbramento” em 1980 e “Seduzir” em 1981.

A crítica e o público começaram a reconhecer os méritos do Djavan compositor. Nana Caymmi (Dupla Traição), Maria Bethânia (Álibi), Gal Costa (Açaí e Faltando um Pedaço) e o rei Roberto Carlos (A Ilha) fizeram sucesso com músicas compostas por Djavan. A maior homenagem, porém, foi feita por Caetano Veloso que, ao gravar “Sina”, substituiu o verbo “caetanear” pelo verbo “djavanear”.

As músicas de Djavan tocavam nas rádios e seus shows e discos fizeram dele, por dois anos consecutivos (81 e 82), o melhor compositor - prêmio oferecido pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

A antiga CBS, atual Sony Music, contratou o já consagrado Djavan em 1982. O álbum “Luz”, gravado nos Estados Unidos, contou na faixa “Samurai” com a participação de Stevie Wonder, além de instrumentistas famosos, como Ernie Watts. O disco, que trouxe também as músicas “Sina”, “Pétala” e “Açaí” deu, como o próprio título previa, luz ao talento de Djavan também no hemisfério norte.

O disco seguinte, “Lilás”, teve a faixa título executada mais de 1.300 vezes nas rádios brasileiras no dia de seu lançamento, em 1984. “Esquinas”, composta em Los Angeles durante a gravação do disco e incluída às pressas, foi outro grande sucesso do disco. Inúmeros shows, além de reverências feitas por artistas do gabarito de Quincy Jones (editor de algumas músicas de Djavan nos EUA) consolidou a carreira do artista brasileiro também naquele país, que teve, em 1985, um álbum compilado dos repertórios de “Luz” e “Lilás”.

“Meu Lado” foi gravado inteiramente no Brasil e refletiu diversas facetas do autor. Em 1987, os estúdios norte-americanos novamente abriram as portas para a gravação de um disco de Djavan. Era “Não é Azul Mas é Mar”, lançado no exterior, com o título “Bird of Paradise”.

A novela “Top Model”, da TV Globo, incluiu em sua trilha sonora a música “Oceano”, que traz o refinado violão flamenco de Paco de Lucia e impulsiona o artista de volta às paradas de sucesso. A qualidade poética na obra de Djavan talvez seja a única coisa que não muda. “Novena”, de 1994, tem o violão como fio condutor e poucos instrumentos. É básico, fundamental e demonstra com clareza como Djavan aproveita bem o espaço entre um lançamento e outro.
“Malásia”, de 1996, foi o disco seguinte. Como de hábito, o compositor abraça o mundo novamente. Passeia pelo bolero mexicano, pela salsa cubana, até chegar ao legítimo samba carioca, além de muitas baladas.

Almir Chediak, em 1997, fez um inventário da obra de Djavan. O trabalho resultou em dois livros com 98 músicas e 3 CDs com 47 canções. Mais de 60 artistas participaram do projeto com gravações exclusivas.

“Djavan ao Vivo”, lançado em 1999, foi uma homenagem antecipada aos 25 anos de carreira. Toda a obra foi revisitada de forma quase antológica. “Milagreiro”, em 2001, mantém a poesia em canções bem elaboradas e sem fugir do estilo inquieto e inteligente desse artista alagoano.

Em 2004 surgiu “Vaidade”, o décimo sexto álbum de Djavan e primeiro da sua própria gravadora, a Luanda Records. Dessa vez, suas músicas compõem não somente as trilhas sonoras de novelas, mas também de cinema. “Se Acontecer” fez parte da novela Global “Senhora do Destino” e “Tainá-Flor” foi feita sob encomenda para o filme “Tainá 2”.

Para 2005, Djavan preparou “Djavan na Pista etc”, com um repertório variado da carreira do cantor, em versão dançante, com a produção de Liminha.

.

DISCOGRAFIA COMPLETA 1976 à 2007 + EXTRAS


.

1976 - A Voz, O Violão

e A Música De Djavan

1978 - Djavan

.


1980 - Alumbramento

1980 - Seduzir

.


1982 - Luz

1984 - Lilás

.


1986 - Meu Lado

1987 - Não é Azul mas é Mar

.


1989 - Oceano

1991 - Flor de lis

.


1992 - Coisa De Acender

1994 - Novena

.


1996 - Songbook - Vol. 1

1996 - Songbook - Vol. 2

.


1996 - Songbook - Vol. 3

1996 - Malásia

.


1998 - Bicho Solto

1999 - Ao Vivo Duplo


.


2001 - Milagreiro

2001 - Novelas

.


2004 - Vaidade

2005 - Na Pista

.



2007 - Matizes


.





13 comentários:

Amigo:
Antes de tudo, parabéns pelo Blog, o único no qual achei a discografia realmente completa do Djavan. Acontece, que tentei baixar o songbook 1 (os songbooks são o que me falta da discografia dele) e veio pela metade (apenas as músicas de 08 a 16). Como faço para completar o CD?
Abraço fraaterno, e siga em frente!

Olá amigo, tudo bem?
Realmente o Cd songbook 1 está incompleto, porém, já estou providenciando, assim que estiver ok, aviso aqui nos comentários.

Abraços!!!

Ok, complementei o Cd songbook 1, agora está completo.

Abraços!!!

Caro Amigo

Muitíssimo obrigado pela atenção e pela presteza com que você resolveu o assunto. Mais uma vez parabéns. Fiquei fã!!

Grande abraço.

Meu amigão, excelente blog, muito bem organizado e como citou o nosso amigo, o único que conseguimos encontrar a discografia do Djavan realmente completa. Meus parabéns e já está add em favoritos...

Sucesso !!!

bom dia amigão,
Gostaria de fazer uma reclamação....Por que vc nao tem a discografia da nossa eterma musa da mpb...cade elis regina? por favor amigo põe ai...tem alguns cd's dela que eu não tenho e gostaria para completar minha coleção ok....ha seu blog esta de parabens....cada vez melhor.
abração
eberth wanghon

Eberth, em breve estarei postando a da discografia da nossa Elis.

Abraços!!

boa noite! fui tentar baixar o cd 1978 djavan, aí tá dando como arquivo apagado e só tá faltando esse p minha coleção, tem como vc colocar a disposição p q eu possa terminar minha coleção? abraços e parabéns por essas coleções maravilhosas q vc tem. vou ficar esperando uma resposta. valeu!!!

Olá Dedeco, tudo bem?

O link foi recuperado. Abraços!!!

muito obrigado!!! seu blog tá 99%, falta apenas um artista p ficar 100% que é a discografia de JOÃO BOSCO!!! ABRAÇOS E PENSA NISSO!!! RSRS

muito obrigado!!! seu blog tá 99%, falta apenas um artista p ficar 100% que é a discografia de JOÃO BOSCO!!! ABRAÇOS E PENSA NISSO!!! RSRS

Boa noite amigo querido, fiz todos os downs do Djavan... maravilhoso!!!!!!!!!! Vc é d++++++++
Agradeço pelos presentes maravilhosos que tenho recebido de vc pelas discografias!
Super bjs,
Irene

Olá! Gostaria de saber se teria como arrumar os links dos cd's.:
Djavan 1996 - Songbook - Vol. 1, 2 e 3?
Obrigado!!!!!

Postar um comentário

Tags

Blog Archive