terça-feira, dezembro 1

Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 01 de Dezembro de 2009

Posted by kotonette 08:17, under | No comments

Corrupção como base política:
Não haverá partido livre de flagrantes de negociatas sem uma ampla reforma política - O governador José Roberto Arruda costuma dizer que ganhou a eleição para o governo do Distrito Federal "por dentro". Talvez não haja expressão melhor para refletir o modus operandi político brasileiro comum a todos os governos, governantes e partidos. Arruda sempre usou a expressão em defesa dos que lhe cobravam a permanência em seu governo de auxiliares de seu antecessor e adversário eleitoral, Joaquim Roriz. "Por dentro" se traduz como a garantia de alianças entre o governo que sai e o que entra, pela preservação dos interesses comuns. Sem essa aliança, o risco eleitoral de Arruda era bem maior do que sugere a sua folgada vitória contra Maria de Lourdes Abadia, a Dilma Rousseff de Roriz, "cristianizada" por uma base aliada previamente comprada (agora resgatam as promissórias).

Nesse contexto, o elo entre Roriz e Arruda foi exatamente o ex-policial Durval Barbosa, operador de ambos, que tinha o hábito preventivo de gravar e filmar seus parceiros para "eventualidades futuras". Seu poder de chantagem o manteve em dois governos, de adversários que hoje se odeiam, mas que o dividem.

"Por dentro" foi uma escolha pela corrupção como sustentação política, com balcão para os negócios, gerente financeiro e uma clientela de políticos e empresários numa rede público-privada operante há mais de uma década.

Se descrita sem vídeos espetaculares, a operação em curso no DF seria mais uma candidata à impunidade, com seus atores sendo reabilitados em curto prazo pelos respectivos partidos, como ocorre agora no PT.

É certo que esse episódio servirá de munição em palanques adversários do DEM em 2010. O PT, por exemplo, comemora o surgimento do "mensalão do DEM" e dá-se por desagravado pelo fato de não estar mais só no banco dos réus. Isso lhe basta até porque o partido já absolveu seus "mensaleiros" e conta com o tempo elástico da advocacia e do Judiciário para que prescrevam seus crimes.

Formato: PDF
Tamanho: 29 Mb
Download Big&Free
Download Ziddu


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive