sexta-feira, janeiro 29

Jornal O Estado de SP em PDF, Sexta, 29 de Janeiro de 2010

Posted by kotonette 12:56, under | 2 comments

Mantega anuncia fim dos incentivos fiscais: 'Crescendo, a economia não precisa mais da ajuda do Estado', diz ministro - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que está na hora de o Brasil começar a retirar as medidas fiscais para socorrer a economia e garantiu que os incentivos serão eliminados. Ele adiantou que a isenção fiscal (redução do Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca acabará neste fim de semana e o incentivo ao setor automotivo também tem data marcada para terminar. Segundo ele, a indústria sofreu contração de 5% a 6% em 2009, mas as perspectivas são de crescimento para 2010. Apesar de defender o fim dos pacotes criados para ajudar a economia a enfrentar a crise, Mantega diz que o Estado precisará garantir uma nova regulação ao sistema financeiro internacional e manter sua presença. Hoje, Mantega defenderá a tese da importância do papel do Estado aos empresários reunidos no Fórum Econômico Mundial, em Davos, e cobrará a aceleração de reformas no sistema financeiro. Abaixo, trechos da entrevista de Mantega.


Segundo Mantega, os incentivos fiscais criados para dar fôlego às vendas de eletrodomésticos terminarão no fim de semana, já em um sinal de que o Brasil começa a adotar sua estratégia de saída dos pacotes. "Os estímulos fiscais estão sendo desativados e chegando ao fim."

Desde que foram criados, os incentivos passaram por várias renovações. Na véspera de seus prazos, o governo evitava dar indicações se manteria a medida ou não, até mesmo para incentivar os consumidores a manterem suas compras e não adiarem decisões. Questionado se a decisão seria para valer desta vez, Mantega insistiu que sim, garantindo que não seria uma estratégia de comunicação do governo. "Achamos que, se a economia está crescendo, ela não precisa mais da ajuda do Estado." Ele garantiu que os incentivos para a compra de veículos vão acabar em 31 de março. "Isso não será renovado."

Para 2010, Mantega estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) ficará entre 5% e 5,5%, puxado por consumo doméstico e investimentos. Mas rejeita a tese de um superaquecimento da economia e de risco de inflação.

Formato: PDF
Tamanho: 30 Mb
Download Megaupload
Download Easyshare


2 comentários:

VlW! Não tem como postar o Estadão um pouco mais cedo não? 12:30 já é um pouco tarde para ler jornal que deveria ser matinal!

vlw! obrigado!

Fala João Gabriel, tudo bem parceiro?
Obrigado pelo comentário; sobre o horário do Estadão, entendo sim joão que o horário não é apropriado para se ler jornal, porém, dependo de disponibilidade do trabalho e internet, sem contar que aqui é uma beleza para faltar energia. Mas pode ficar sossegado que farei o possível para atender seu pedido. Abraços!!!

Postar um comentário

Tags

Blog Archive