terça-feira, maio 26

Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 26 de Maio de 2009

Posted by kotonette 06:29, under | No comments

Coreia do Norte desafia mundo e faz segundo ensaio atômico
Nações Unidas condenam explosão, que teria a potência das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki
Coreia do Norte desafiou ontem o Conselho de Segurança da ONU e realizou seu segundo teste nuclear em menos de três anos, condenado de maneira veemente e unânime pela comunidade internacional, incluindo a China, aliada mais próxima do regime de Pyongyang.

A explosão de ontem foi muito mais potente que a realizada em 9 de outubro de 2006. Ao mesmo tempo em que acentua o isolamento do mais fechado país do mundo, o anúncio do teste nuclear amplia o cacife do ditador Kim Jong-il.

O Conselho de Segurança da ONU, em uma reunião convocada pelo Japão, condenou o teste como uma clara violação da resolução aprovada em 2006, depois que Pyongyang realizou seu primeiro ensaio nuclear. Em uma nota, o Conselho de Segurança disse que seus membros decidiram trabalhar imediatamente em uma resolução.

O Ministério da Defesa da Rússia estimou que a explosão teve uma potência entre 10 e 20 quilotons. Se a estimativa mais alta for confirmada, a bomba teria poder comparável às que foram lançadas pelos EUA nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945.

O primeiro teste nuclear de Pyongyang teve impacto inferior a 1 quiloton, o que indica uma dramática elevação do poderio nuclear norte-coreano - 1 quiloton tem potência equivalente a 1 mil toneladas de dinamite. Pyongyang também lançou ontem três mísseis de curto alcance (131 quilômetros) e se preparava para lançar outro hoje ou amanhã.

Formato: PDF
Tamanho: 21.4 Mb
Download Easyshare
Download Ziddu


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive