domingo, janeiro 31

Discografia | Elis Regina

Posted by kotonette 14:05, under | 3 comments

Elis Regina nasceu na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde começou a carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego. Revelando enorme precocidade, aos 16 anos lançou o primeiro LP da carreira. Sobre o começo da carreira de Elis e a disputa entre quem de fato a lançou, o produtor Walter Silva disse à Folha de S. Paulo:


Em 1960 foi contratada pela Rádio Gaúcha, e em 1961 viajou ao Rio de Janeiro, onde gravou o primeiro disco, Viva a Brotolândia. Lançou ainda mais três discos, enquanto morava no Rio Grande do Sul.

Em 1964, um ano com a agenda lotada de espetáculos no eixo Rio-São Paulo, assinou um contrato com a TV Rio para participar do programa Noites de Gala; é levada por Dom Um Romão para o Beco das Garrafas sob a direção da dupla Luís Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli, com os quais ainda realizaria diversas parcerias, e um casamento com Bôscoli em 1967. Acompanhada agora pelo grupo Copa trio, de Dom Um, canta no Beco das Garrafas, o reduto onde nasceu a bossa nova, e conhece o coreógrafo americano Lennie Dale, que a ensinou a mexer o corpo para cantar, tirando aquele nado que ela tinha com os braços.

Image and video hosting by TinyPic

Participa do espetáculo Fino da Bossa organizado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, que ficou conhecido também como Primeiro Demti-Samba, dirigido por Walter Silva, no Teatro Paramount, atual Teatro Abril (São Paulo). Ao final do mesmo ano (1964) conhece o produtor Solano Ribeiro, idealizador e executor dos festivais de MPB da TV Record. Um ano glorioso, que ainda traria a proposta de apresentar o programa O Fino da Bossa, ao lado de Jair Rodrigues. O programa, gravado a partir dos espetáculos e dirigido por Walter Silva, ficou no ar até 1967 (TV Record, Canal 7, SP) e originou três discos de grande sucesso: um deles, Dois na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. Seria dela agora o maior cachê do show business.
Estilo musical

O estilo musical interpretado ao longo da carreira percorria assim o "fino da bossa nova", firmando-se como uma das maiores referências vocais deste gênero. Aos poucos, o estilo MPB, pautado por um hibridismo ainda mais urbano e 'popularesco' que a bossa nova, distanciando-se das raízes do jazz americano, seria mais um estilo explorado. Já no samba consagrou Tiro ao Álvaro e Iracema (Adoniran Barbosa), entre outros. Notabilizou-se pela uniformidade vocal, primazia técnica e uma afinação a toda prova. O registro vocal pode ser definido como de uma mezzo-soprano característico com um fundo levemente metálico e vagamente rouco.

Desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), até o final da década de 1980, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos; apresentando os novos talentos, registravam índices recordes de audiência. No Festival conheceu Chico Buarque, mas acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor. Elis participou do especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas, com Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Rita Lee, Joanna, Elis Regina, Gal Costa e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.

A antológica interpretação de Arrastão (Edu Lobo e Vinícius de Moraes), no Festival, escreveu um novo capítulo na história da música brasileira, inaugurando a MPB e apresentando uma Elis ousada. Uma interpretação inesquecível, encenada pouco depois de completar apenas 20 anos de idade e coroada com o reconhecimento do Prêmio Berimbau de Ouro. O Troféu Roquette Pinto veio na sequência, elegendo-a a Melhor cantora do ano.

DISCOGRAFIA

Viva a Brotolândia (1961)
Poema de Amor (1962)
Elis Regina (1963)
O Bem do Amor (1963)
Samba - Eu Canto Assim (1965)
Dois na Bossa (1965)
O Fino do Fino (1965)
Dois na Bossa nº 2 (1966)
Elis (1966)
Dois na Bossa nº 3 (1967)
Elis Especial (1968)
Elis - Como e Porque (1969)
Elis Regina & Toots Thielemans (1969)
Elis Regina in London (1969)
Em Pleno Verão (1970)
Elis & Miele no Teatro da Praia (1970)
Ela (1971)
Elis (1972)
Elis (1973)
Elis & Tom (1974)
Elis (1974)
Falso Brilhante (1976)
Elis (1977)
Transversal do Tempo (1978)
Elis Especial (1979)
Essa Mulher (1979)
Saudade do Brasil (1980)Vol.1
Saudade do Brasil (1980)Vol.2
Elis (1980)


Cine & Foto - Submarino.com.br

3 comentários:

....muito bom...e muito obrigado!!!!!

Boa noite amigo querido, estou por aqui...rsrsrs e sempre feliz,
seu site é um remédio para a alma!!!!
Baixe esta maravilha de disco=grafia, mas os links abaixo estão quebrados, poderia, se possivel, ajeitá-los?

LNKS que precisam ser consertados:

-Viva a Brotolândia (1961)
-Elis Especial (1968)
-Elis Regina & Toots Thielemans (1969)
-Ela (1971)
-Transversal do Tempo (1978)
-Elis Especial (1979)

Muitissimo obg,
Ótimo fds.
Bjs no coração.
Irene

Migoooooooooooooo posso pedir para nao recuperar no hot??? ele exige meia hora entre uma musica e outra e termiona demorando uma vida para fazer todos os downs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Muito obrigada por ter recur=perado os links ainda nao os baixei pq estou ainda baixando Tim e Rod, e o Tim leva tempo pois está todo no hot! Mas, assim que terminar vou baixar os links que pedi, muito obg.
Como vc está e as coisas aí no RJ??? Estamos acompanhando pedindo a Deus que proteja a vc, seus colegas e a toda população.
Bjs no coração,
Irene

Postar um comentário

Tags

Blog Archive