terça-feira, fevereiro 16

Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 16 de Fevereiro de 2010

Posted by kotonette 09:20, under | No comments

Irã vai virar ditadura militar, dizem EUA:
Hillary busca apoio internacional para fazer valer sanções, e chanceler do Brasil reitera disposição de favorecer o diálogo entre Teerã e a AIEA - O debate em torno da influência da Guarda Revolucionária do Irã sobre o governo do país voltou a esquentar ontem, quando a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, subiu o tom afirmando que o regime iraniano caminha para uma "ditadura militar" e merece ser alvo de novas sanções da ONU. Enquanto isso, em Madri, o chanceler brasileiro, Celso Amorim, voltou a expressar a disposição do Itamaraty de "favorecer" o diálogo entre Teerã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), rejeitando a aplicação de novas sanções. Hillary negou que os EUA planejam atacar o Irã e reforçou o desejo de Washington de manter o diálogo. No entanto, ela afirmou que os EUA não podem "ficar esperando sem fazer nada" enquanto o Irã dá continuidade a seu suspeito programa de armas nucleares.

GUARDA NA MIRA

"Estamos planejando unir a comunidade internacional para pressionar o Irã por meio de sanções adotadas pelas ONU que serão direcionadas às empresas controladas pela Guarda Revolucionária, a qual, segundo acreditamos, está tomando o lugar do governo do Irã", disse Hillary, que chegou ontem a Riad, na Arábia Saudita. "Nós vemos o governo, o líder supremo, o presidente e o Parlamento sendo substituídos, e vemos o Irã caminhando rumo a uma ditadura militar."

As declarações da secretária de Estado foram as avaliações mais abertas feitas pelos EUA sobre a crescente influência da Guarda Revolucionária - braço armado do regime que, segundo analistas, controla os programas nuclear e balístico de Teerã, além de boa parte da economia.

Fundada após a Revolução Islâmica de 1979, a Guarda Revolucionária tem como principal objetivo proteger o governo e conta com o apoio de 125 mil combatentes. A unidade tem suas operações separadas das do Exército e responde diretamente ao líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei.

Uma quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU colocaria pressão sobre a Guarda Revolucionária e o programa nuclear iraniano, o qual o governo afirma ter fins apenas energéticos.

Em Madri, o chanceler Celso Amorim voltou a afirmar que a aplicação de novas sanções contra o Irã "não terá resultados". "É importante que haja diálogo: o Brasil segue disposto a favorecer esse diálogo entre a agência atômica e o Irã para garantir a Teerã a possibilidade de ter um programa nuclear pacífico e, à comunidade internacional, a certeza de que esse programa não será desviado para fins militares", disse Amorim.

Formato: PDF
Tamanho: 17 Mb
Download Big&Free
Download Megaupload


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive