sábado, agosto 7

Ripando DVD Para AVI/XviD Com FairUse Wizard [Tutorial Completo]

Posted by kotonette 22:10, under | No comments

Bom pessoal vendo o tutorial do "autogk" não podia deixar de postar também um tutorial do "FairUse Wizard", que na minha opinião é um dos melhores softwares quando o assunto é "Ripagem de DVDs" .. E assim como o autogk o FairUse é um programa totalmente grátis, fácil de usar, Multilinguagem, compatível com Windows XP/Vista/98/2000 com ferramentas muito poderosas e inteirinho automatizado.


O FairUse possui várias vantagens comparado a outros softwares de Ripagem...
Vocês poderão notar isso ao decorrer do nosso tutorial. Vamos lá.

Antes de tudo é bom verificar o pacote de codec que estão instalados em seu micro, se é um pacote atualizado e se suporta as conversões feitas pelo FairUse.
Recomendo extremamente o famoso "K-LITE MEGA CODEC PACK" totalmente grátis, fácil de encontrar e com ele você já pode ficar despreocupado em matéria de codec para vídeos.

DOWNLOAD DO K-LITE MEGA CODEC PACK

Baixado e instalado o K-lite, agora baixemos o FairUse..

DOWNLOAD DO FAIRUSE WIZARD VERSÃO 2.8 FULL

Obs: O FairUse é muito facil de encontrar em sites pela internet, mais recomendo que baixem essa versão "FULL 2.8" para não haver nenhum tipo de limitação ou algo do gênero ao decorrer de uma conversão.. Feito isto vamos ao tutorial:

Insira seu DVD no drive.
No nosso tutorial vou fazer a demonstração ripando o DVD do filme "Espelhos do Medo”. O filme tem "1h 51mn" e Faremos a sua conversão em XviD .

Inserido o DVD no drive abra o FairUse, Logo você se depara com seu painel principal como mostra a screenshot abaixo.

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

No nosso caso estaremos iniciando uma nova conversão. Então selecione "Criar novo projeto". No campo “Nome” digite o nome final do arquivo que você quer para seu vídeo. No campo “pasta”, informe a pasta onde os arquivos temporários e o arquivo final será salvo. Use o botão “procurar” para selecionar uma pasta pré-existente no seu micro ou para criar uma. Quando tudo estiver certinho, clique no botão “avançar”.

Exibirá o seguinte painel:

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

Agora você deverá selecionar a sua unidade de disco aonde se encontra o DVD a ser ripado. Já selecionado clique em "Ok".
Ou também na opção abaixo busque no seu micro seu DVD no formato ISO.

Depois de carregar a leitura do disco, exibirá a seguinte tela:

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

O FairUse fez a leitura do disco e te mostra os arquivos que o compõe. No nosso caso, temos o filme com "1:51:05" de duração.. Portanto podemos identificá-lo como o nosso arquivo a ser ripado. Os outros dois arquivos mostrados na tela são provavelmente um trailer ou algum tipo de apresentação, você sempre irá identificar seu video pela duração (Se for filme sempre o de maior duração, pois não irão ter cenas ou trailers superiores a 1hr de duração). Se você está trabalhando com um DVD de seriado é um pouco mais complicado, pois geralmente eles possuem "extras" ou "comentários". Mais isso geralmente só no ultimo DVD, e não é uma coisa impossível de se identificar, pois geralmente os extras e comentários vêm em "tela cheia" (4/3) e somente em áudio inglês.

Prosseguindo, selecione o filme desejado e clique em "avançar".

Veja na tela abaixo que o FairUse começará a ripar o filme escolhido. “Ripar” significa extrair do DVD o filme selecionado e gravar no seu disco rígido. Este processo pode demorar vários minutos dependendo da duração do filme escolhido e da velocidade do seu disco rígido e unidade de DVD.

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

Quando o processo de extração terminar, o FairUse mostrará uma tela com um frame (quadro) do filme que foi copiado e onde você começará a definir a forma de conversão (veja abaixo):

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

O primeiro passo aqui é clicar no botão “auto detectar”. Ele selecionará automaticamente a área visível do filme eliminando aquelas tarjas pretas que costumam ficar acima e abaixo dos filmes mal convertidos, geralmente nomeados com a tag “bad. crop” pelos scenegroups.

O Segundo passo são as legendas. Se você quer incluir legendas no seu filme, basta marcar o Box (Incluir legenda) e indicar no campo abaixo o idioma desejado a ela. Ela é automaticamente mostrada na imagem do filme para você se certificar de que fez a escolha certa.
Importante: Se você simplesmente marcar o Box (incluir legenda), a legenda selecionada será incorporada ao filme, ou seja, ela fará parte da imagem e não poderá ser removida.
Por outro lado, se você marcar o Box (extract subtitles) então o FairUse gerará um arquivo adicional que contém todas as legendas incluídas no DVD nos formatos IDX/SUB "O Famoso SUBPACK". Mas para isso, repito, é importante que o Box (extract subtitles) esteja marcado, Senão a legenda será embutida em seu vídeo.
No meu caso, eu não quero embutir a legenda e sim extrair o "SUBPACK" no idioma "PORTUGUÊS-BR" para futuramente converte-lo em "Srt" e lançá-lo completinho para vocês. Então marcarei a Box (Incluir Legenda) e (extract subtitles).

Depois de configurar tudo corretamente, clique em “avançar”. Ele exibirá a seguinte tela:

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

Nessa tela ele detectará a tecnologia de imagem usada na geração do DVD. É um processo simples: basta clicar em “auto detectar” e aguardar um pouco. O programa indicará se o DVD será convertido como "modo nativo" ou "modo IVTC".

Se o FairUse detectar o (modo nativo) "é quando a fonte de DVD está toda entrelaçada e com alguns errinhos na imagem." marcaremos a opção (Bob deinterlace) que podemos chamar também de (Desentrelaçamento inteligente) para que ele possa trabalhar em corrigir esse problema.

Se ele indicar o (modo IVTC), não marque nada pois está perfeito. No nosso caso indicou o IVTC, então sem problema. Prosseguimos.

Feito isso Clique em “avançar”.

Agora vem à parte de configuração final para sua conversão. É aonde iremos dar o tamanho, resolução, áudio e codec do seu vídeo.

Acompanhe a imagem e explicações abaixo:

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

Codificação de Vídeo:

É aonde vamos determinar o codec que desejamos a nosso vídeo. E também o tamanho para nosso arquivo final. Eu sempre usei e uso o XviD pelo simples fato de compatibilidade com outros softwares de conversões e até mesmo em players de mesa com suporte para o codec. Porém também gosto do x264 por suportar mais qualidade de vídeo, mais no momento trabalharemos com o XviD.

Então, Selecione o XviD.

Agora vamos na opção “Size” (Tamanho).

Por enquanto deixaremos 700MB, Mudaremo-lo ao decorrer da configuração.

Importante sempre marcar a Box “Two Pass” (Dois passos), para garantir uma melhor qualidade.

Percebam que abaixo do tamanho de nosso vídeo temos um valor em "KBPS" entre “parênteses”, isso se chama “Bit rate”. Vamos dar uma breve definição ao Bit rate:

“Bit rate ou bitrate significa taxa de bits ou taxa de transferência de bits. Nas telecomunicações e na computação, o bit rate (às vezes escrito como bitrate) é o número de bits convertidos ou processados por unidade de tempo. O bit rate é medido em 'bits por segundo' (bps ou b/s), muitas vezes utilizado em conjunto com um prefixo SI , como kbps, Mbps, Gbps, etc”.

Ou resumindo, Quanto maior o valor do bit rate, maior a qualidade e tamanho de vídeo ou de áudio do nosso vídeo, como eu já tenho uma breve noção em bit rate de filmes sigo minha regrinha:

Bit rate Mínimo de Vídeo: 800kbps (Menos que isso “eu” não gosto, pois acho que fica uma qualidade um pouco baixa, e prezo qualidade em meus rips).

Por enquanto deixemos os "700MB’s" no tamanho com o bit rate no valor de (731.5 kbps). Mas isso ainda vai mudar no decorrer da nossa configuração. Prosseguindo...

Na aba ao lado selecione "Codec Settings" para que o FairUse usufrua da sua configuração de codecs para nossa conversão.

Codificação de Áudio:

É aonde vamos determinar quais os idiomas e configurações do áudio para nosso vídeo. Em nosso caso, Iremos criar um filme em (Dual Áudio), nos idiomas “Português-br” e “Inglês”.

Percebemos que o áudio Português já está selecionado em nossa conversão. Para adicionarmos o Inglês é só clicar em "adicionar" e selecioná-lo.
Você também pode mudar a posição do áudio, determinando se vai ser o 1º ou 2º de seu vídeo. Basta remover o já existente e adicionar o desejado. No nosso caso o Português fica em 1º plano.

Ao lado direito temos a opção de escolher entre 3 formatos de áudio. MP3, AC-3 ou OGG (Vorbis).

Eu sempre utilizo o AC-3 no áudio “Português-br”. Mas só quando tem a opção 5.1 canais, quando é o AC-3 2.0, eu opto pelo formato MP3, pois ele ocupa um espaço menor em nosso vídeo. Deixando assim um espaço para maior qualidade no bit rate do nosso filme. O áudio inglês sempre mantenho MP3 128 kbps de bit rate.

O Bit rate do áudio funciona no mesmo esquema do vídeo. E como também já tenho uma noção de bit rate de áudio nos filmes, tenho também uma regrinha:

Bit rate Mínimo de Áudio MP3: 128 kbps (Menos que isso “eu” não gosto, pois o áudio deixa um pouco a desejar).

E o áudio AC-3 como vocês devem ter percebido fica com a seleção de valor de bit rate apagada (com um valor fixo). O porquê disso é que o áudio AC-3 não sofre nenhum tipo de conversão, é apenas extraído do DVD, pois ele é o áudio original dele.

O bit rate mínimo do áudio OGG é 64 kbps, porém recomendo que não usem esse codec pois possui muito pouca compatibilidade com softwares tanto de visualização como de conversão. Explicado sobre o bit rate do áudio, Vamos selecionar o áudio desejado ao nosso filme:

Selecione:

Áudio 1: Português - AC3 5.1 (bit rate fixo de 384 kbps)
Áudio 2: Inglês - MP3 128 kbps

Percebam que fazendo toda essa mudança de codecs e bit rates do áudio, nosso bit rate de vídeo que era de (731.5 kbps), Caiu muito, ficando no valor de (347.5kbps).

Isso foi devido a termos adicionado 1 novo áudio.. e também selecionado o audio1 como AC-3 que ocupa um espaço bem maior que o MP3.

Portanto.. como o nosso bit rate do vídeo está muito baixo, devemos calcular novamente o tamanho de nosso vídeo la na aba "Codificação de Vídeo", pois o bit rate esta baixíssimo. "lembrando que o mínimo seguindo minha regrinha é 800kbps". Você pode ir aumentando o tamanho de maneira que o bit rate aumentará junto até chegar ao valor que você deseja.

Então vamos selecionar o tamanho do nosso vídeo:

Size = 1400MB que são 1.36GB.. duas vezes o valor de 700MB.

Vejamos uma pré-visualização do nosso vídeo:

Tamanho: 1400MB com 1207.1 kbps
Áudio 1: AC-3 5.1 - 384 kbps
Áudio 2: MP3 128 kbps

Por enquanto tudo perfeito!... Agora vamos aos passos finais da nossa conversão:

Resolução:

Aqui, o importante é prestar atenção ao valor informado na coluna “bits por pixel” na tabela. Como estamos usando o codec XviD, nunca devemos escolher uma resolução que faça com que o valor bpp (bits por pixel) fique abaixo de 0.180 ou então a imagem ficará ruim.

No nosso caso temos a maior resolução disponível de 704 x 288 com bpp de 0.254 (perfeito).. Lembrando que o limite de bpp para XviD é 0.180, o nosso passou para 0.254..Portanto já temos uma noção que nosso arquivo final vai ficar com uma qualidade “extrema”. Prosseguimos...

Files:

Aqui somente marcaremos se quisermos dividir nosso vídeo em duas ou três partes. Caso preferirmos dividido, colocaríamos: “2” (para dividir em 2 arquivos de 700MB) e assim por diante ele irá fazendo a divisão sozinho. no nosso caso mantive o “1”. Ou seja, sem nenhuma divisão.

Feito tudo isso analisaremos tudo, toda nossa configuração para iniciarmos o ultimo processo que o FairUse fará até gerar o nosso video:

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

Tamanho: 1400MB - 1CD
Resolução: 704 x 288
Frames: 23.976 fps (Pois estamos no modo IVTC lembra?)
Codec: XviD - 1207.1 kbps
Audio 1: Português - AC-3 5.1 - 384 kbps
Audio 2 : Inglês - MP3 - 128 kbps

Tudo perfeito, só dar "AVANÇAR" e ele inicia a ripagem até gerar seu arquivo de vídeo. Ele vai gerar o .avi (nosso filme), o .idx/.sub (legendas externas) e o restante são só arquivos temporários e podem ser deletados.

UM AVISO: “O PROCESSO FINAL DA RIPAGEM PODE DEMORAR SIM, ISSO DE ACORDO COM A CONFIGURAÇÃO E DO PROCESSO PRESENTE EM SEU MICRO, PORTANTO SE FOR FAZER UMA CONVERSÃO MELHOR DAR UMA SAIDINHA E DEIXAR SEU PROCESSADOR TRABALHAR SOZINHO.”

Espero que tenham entendido e gostado do tutorial. Se você não ler inteiro ele, com certeza não vai aprender nadinha. Portanto pegue um dia com tempo para fazer testes e entenderem bem sobre o assunto

SCREENSHOTS - Resultado da Ripagem:

Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem
Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem
Image and video hosting by TinyPic
Clique na Imagem

FAÇA O DOWNLOAD DESSE TUTORIAL EM .DOC (WORD) AQUI !


Crédito: Webcheats

0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive