quinta-feira, outubro 14

Jornal O Estado de SP em PDF, Quinta, 14 de Outubro de 2010

Posted by kotonette 16:52, under | No comments

Termina drama de mineiros no Chile:
COPIAPÓ, CHILE- Terminou na noite desta quarta-feira, 13, o drama dos 33 mineiros chilenos e um boliviano que ficaram soterrados por 69 dias a 700 metros de profundidade em uma mina de ouro e cobre no norte do Chile. A mina de San José, no deserto do Atacama, sofreu um desabamento em 5 de agosto e soterrou os operários. O resgate que emocionou o mundo foi acompanhado em tempo real por milhares de familiares, mais de mil jornalistas e foi transmitido ao vivo para vários países.
A operação começou às 23h55 de terça, com a subida do mineiro Florencio Ávalos à superfície na cápsula Phoenix 2, decorada com as cores pátrias chilenas, e terminou às 21h56 de hoje, com a retirada de Luís Urzua, que liderou o grupo durante o tempo em que estiveram presos.
"Espero que isso nunca mais volte a acontecer", disse Urzua, marcando o fim da operação. "Obrigado a todos, obrigado a todos os socorristas, obrigado a todo o Chile".


"O parabenizo porque cumpriu com seu dever saindo por último, como faz um bom capitão", disse o presidente do Chile, Sebatián Piñera, depois de abraçar o mineiro.

"Quero diante de você agradecer aos milhares e milhares que trabalharam incansavelmente para que vocês estivessem aqui conosco", acrescentou o governante, entre aplausos da multidão e o famoso grito de comemoração do país: "Viva Chile mierda!".

Um a um, os mineiros foram saindo do abrigo. Cada resgate durava cerca de meia hora. Logo após deixarem a galeria que foi seu refúgio por dois meses, eles foram levados ao hospital de Copiapó. Mesmo após uma subida considerada arriscada pelos médicos, a maioria agradeceu as equipes de resgate, abraçou a família e alguns até deram declarações à imprensa. Segundo os médicos, a condição de saúde deles é boa.

Rochas de presente

Com um senso de humor que sobreviveu a dois meses de confinamento, Mário Sepulveda, o segundo a deixar a mina, abriu um bolso ao sair e entregou pedaços de rocha do fundo da mina ao presidente chileno e outros funcionários da equipe de resgate.

"Estive com Deus e com o diabo, me disputaram, mas Deus me ganhou. Ele agarrou a minha melhor mão", disse Sepúlveda horas depois, rodeado de familiares, em declarações transmitidas pela televisão estatal chilena.

Embaixadinhas

"Foi a partida mais dura da minha vida", disse Franklin Lobos, o 27º a ser resgatado, um ex-jogador profissional que chegou a disputar a Copa Libertadores e demonstrou suas habilidades dos velhos tempos fazendo embaixadinhas logo após sair da cápsula.

Formato: PDF
Tamanho: 41 Mb



0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive