sábado, dezembro 26

Jornal O Estado de SP em PDF, Sábado, 26 de Dezembro de 2009

Posted by kotonette 09:21, under | No comments

EUA reforçam segurança após atentado frustrado:
Passageiro nigeriano que tentou explodir avião disse que pertencia à Al-Qaeda - Em uma ação classificada como terrorista pela Casa Branca, um homem detonou um pequeno explosivo dentro de um Airbus A-330 da Northwest Airlines, que vinha de Amsterdã, no momento em que aterrissava em Detroit, às 11h53 locais (14h53 em Brasília). Segundo a companhia aérea Delta (proprietária da Northewest), algumas pessoas ficaram feridas na fracassada tentativa de atentado. A aeronave, com 278 passageiros a bordo, pousou sem problemas. Autoridades americanas acusaram o nigeriano Abdul Mudallad, de 23 anos, pela tentativa de explodir o avião. Um oficial da agência de combate ao terrorismo dos EUA disse ter sido "uma tentativa de atentado". O FBI (polícia federal dos EUA), que investiga o episódio, não soube determinar qual tipo de explosivo foi utilizado na ação. Mudallah, de acordo com as autoridades, afirmou ser integrante da rede terrorista Al-Qaeda. Segundo ele, os explosivos teriam sido fornecidos a ele por militantes do Iêmen. Porém há suspeitas de que o nigeriano tenha agido sozinho e apenas se inspirado na organização comandada pelo saudita Osama Bin Laden. Há informações não confirmadas de que o nigeriano integrava uma lista dos serviços de inteligência dos EUA.


Alguns analistas comparavam a tentativa de atentado de ontem com Richard Reid, conhecido como o homem do sapato-bomba, que pretendia explodir um avião com explosivos colocados em seu calçado em dezembro de 2001. Depois deste episódio, passageiros nos EUA são obrigados a retirar os sapatos e os colocarem na máquina de raio-X antes de embarcarem.

Em entrevista à rede de TV CNN, o passageiro Syed Jafry afirmou que a explosão ocorreu pouco antes de a aeronave pousar no aeroporto de Detroit. "Escutamos e barulho e, segundos depois, vi uma luz seguida de fogo", disse. Sentado a três fileiras de distância de Mudallah, que estava no assento 16-G, ele acrescentou que houve pânico apenas nas cadeiras ao redor e alguns passageiros mais distantes sequer perceberam o episódio. "Um homem mais jovem o dominou e ficamos mais calmos", finalizou Jafry. Uma outra passageira acrescentou que o terrorista estava tranquilo e teria se ferido na perna. "Ele parecia uma pessoa normal", afirmou.

Em férias no Havaí, o presidente Barack Obama foi notificado por autoridades militares e realizou uma conferência com seu assessor para contra-terrorismo, John Brennan. "O presidente nos instruiu a tomar as medidas apropriadas para incrementar a segurança em viagens aéreas", disse um porta-voz da Casa Branca.

Formato: PDF
Tamanho: 19 Mb
Download Big&Free
Download Ziddu
Download Megaupload


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive