terça-feira, fevereiro 9

Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 09 de Fevereiro de 2010 - Corrigido

Posted by kotonette 07:40, under | 6 comments

Europeus criticam Brasil por dificultar sanções ao Irã:
Diplomatas questionam posição brasileira pelo diálogo ante escalada iraniana - Diplomatas europeus reclamam, nos bastidores, que a posição brasileira tem dificultado a imposição de novas sanções ao Irã pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU. A informação foi divulgada pelo jornal francês Le Monde em sua edição de ontem. Segundo a França, é necessária uma atuação em bloco dos membros do CS para que uma resolução seja aprovada. Só a unanimidade colocaria pressão sobre a China, membro permanente e com poder de veto, que não está disposta a apoiar novas sanções. EUA e França renovaram ontem a exigência de punição a Teerã, depois que os iranianos anunciaram planos para enriquecer seu próprio urânio (mais informações na página 14).
Para ser aprovada, uma resolução precisa de 9 dos 15 votos do Conselho, incluindo os 5 votos dos membros permanentes - a abstenção não é considerada veto. Além do Brasil, que assumiu uma cadeira em janeiro, a Turquia e a Nigéria, países de maioria muçulmana, também membros não-permanentes, tendem a apoiar a continuação das negociações. O Líbano, cujo governo é formado por uma coalizão com o grupo xiita Hezbollah, é outro país que dificilmente votaria em favor de sanções ao Irã.

O Brasil havia assumido a posição de interlocutor entre o Irã e o Ocidente. O Itamaraty ainda defende um acordo para a troca de urânio enriquecido por combustível nuclear com o Irã. A diplomacia europeia, porém, aponta a atitude brasileira como um empecilho à aprovação de novas sanções a Teerã. Paris, Londres e Nova York estariam fazendo gestões para que o Itamaraty reveja sua posição.

RESPOSTA

Na ONU, os franceses indicam que o tema vem sendo tratado entre a diplomacia europeia e a brasileira. O frequente contato entre o chanceler Celso Amorim e os diplomatas iranianos é visto como um canal de diálogo entre o Ocidente e Teerã, mas, para os europeus, o diálogo tem um "limite".

Em Brasília, o Itamaraty reforçou ontem sua posição em favor do diálogo entre o Irã e o Sexteto - EUA, França, Grã-Bretanha, China, Rússia e Alemanha - sobre o acordo de troca de urânio por combustível nuclear. Amorim disse que falou na semana passada com o secretário de Estado da França para Assuntos Europeus, Pierre Lellouche. Segundo o chanceler brasileiro, apesar da posição dura da França sobre o Irã, em nenhum momento ouviu de seu interlocutor que não havia mais espaço para o diálogo.


Aviso: O caderno 2 e o Caderno de Viagem não estão disponíveis até agora, assim que estiverem, estarei incluindo os mesmos nessa edição.

Formato: PDF
Tamanho: 17 Mb
Download Big&Free
Download Megaupload

6 comentários:

Baixei o jornal, porém dá erro quando estou descompactando o ZIP.

Infelizmente, o Estadão do dia 9 está com o arquivo corrompido. Abraço.

Obrigado pela correção. Este site é excelente! Ótimo trabalho. Existe alguma maneira de baixar arquivos mais antigos do Estadão? Abraço.

Legal ... muito obrigado.
Pensei que iria ficar sem o Estadão hoje.
Abs, Claus

muito agradecido pela MARAVILHA que você nos proporciona em poder ler o jornal do SP

Valeu galera, agradeço a todos por sempre visitar o kotonette.

Postar um comentário

Tags

Blog Archive