sábado, junho 19

O Estado de SP em PDF, Sábado, 19-06-10

Posted by kotonette 07:56, under | No comments

'Um talento que lembrava Shakespeare' Em 2003, o crítico literário norte-americano Harold Bloom reforçou a fama de provocador ao afirmar que Saramago era, em sua opinião, o mais talentoso escritor vivo daquele momento. O único a ombreá-lo seria o também americano Philip Roth. Era o início de uma amizade intensa, marcada tanto por afagos desse quilate como por troca de farpas, especialmente quando suas opiniões discordavam em relação à política internacional.

"Ele era um homem inigualável", comentou Bloom ao Estado, de sua casa, em Nova York, em entrevista realizada ontem, por telefone. "A literatura vai sentir muito sua falta." Para o crítico, o escritor português aproximava-se de Shakespeare por conta de sua versatilidade, trafegando com inteligência do drama à comédia. E, a partir da união de Saramago com a espanhola Pilar, Bloom - que organizou um livro sobre o ficcionista - identificou traços mais visíveis da paixão na prosa do ganhador do Nobel. "Houve maior exaltação do amor heterossexual", disse ele, na entrevista a seguir.

Qual é o principal legado de José Saramago, em sua opinião?

Eu o conheci há dez anos, quando estivemos juntos na Universidade de Coimbra e iniciamos uma troca de correspondência. Naquela época, eu já escrevera alguns ensaios entusiasmados sobre sua obra e o considerava um homem notável. Claro que houve o controverso período da ditadura de Antonio Salazar, quando ele foi acusado de se manter distante dos horrores daquele momento político. Na verdade, isso não me interessa - prefiro vê-lo como o escritor que deixou ao menos oito romances de grande qualidade. Trata-se de um feito raro. Em meu país, creio que Philip Roth tem, por enquanto, duas obras incomparáveis, assim como outros nomes talentosos: Thomas Pynchon também tem dois livros memoráveis, enquanto Don DeLillo e Cormac McCarthy despontam com apenas um cada. Volto a dizer, isso é notável. Saramago também era autor de textos bem-humorados, ao contrário do que atacavam seus críticos...

Formato: PDF
Tamanho:47 Mb
Download Hotfile
Download Uploading

Download Sharingmatrix


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive