domingo, novembro 28

Jornal O Dia em PDF, Domingo, 28 de Novembro de 2010

Posted by kotonette 10:56, under | No comments

Número dois do tráfico no Alemão se rende à polícia:
Rio - Cinco horas depois do ultimato do comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, para que traficantes se rendessem, o ‘número 2’ do tráfico no Complexo do Alemão, Diego Raimundo da Silva dos Santos, conhecido como ‘Mister M’, braço direito de Luciano Martiniano da Silva, o ‘Pezão’, chefe do crime no conjunto de favelas, se entregou à polícia na 6ª DP (Cidade Nova, acompanhado da mãe, às 16h30 de ontem. À noite, as forças de Segurança, entre soldados do Exército, policiais federais, militares e civis faziam o cerco ao Alemão para uma ocupação iminente. E o som de tiros, ouvido o dia todo, se intensificou.
Estamos chegando nos momentos finais para a retomada do Complexo do Alemão. (...) Aqueles criminosos que quiserem se render, que levantem suas armas e saiam com as mãos e as armas acima da cabeça, para que possamos dar-lhes o tratamento que a lei determina. Eles não são capazes de oferecer resistência, por isso, que saiam, enquanto é tempo. Depois que nós entrarmos, as coisas serão mais complicadas. Pedimos à população para que se mantenha abrigada e não saiam às ruas”, avisava o comandante no fim da manhã. Em nota, o governador Sérgio Cabral reafirmou que a política de segurança não voltará atrás: “A população deseja e vai se libertar, porque não vamos recuar”.
Até a noite de ontem, cerca de 40 bandidos ou suspeitos tinham sido presos, segundo informações da polícia. Dois micro-ônibus levaram os detidos para a 21ª DP (Bonsucesso). A polícia, que revistava quem entrava e saía das comunidades, deteve 2 dos 3 principais líderes do tráfico da vizinha Vila Cruzeiro, cujo domínio foi retomado pelo estado na quinta-feira: Ricardo Severo, o Faustão, 26 anos, e Tássio Fernando Faustino, o Branquinho, 31, tentavam furar o bloqueio quando foram baleados. Ambos estão indiciados no inquérito sobre a derrubada do helicóptero da PM, em 2009, no Morro dos Macacos, Vila Isabel.

Agentes da 22ª DP (Penha) também capturaram um foragido tentando furar o cerco: Édson Piloto, de Vigário Geral. Já a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis prendeu 3 líderes de outras favelas que se abrigavam no Alemão: Renato Henrique Cavalcanti da Silva, o Rei do Chapadão, Marcos de Ferreira Rezende, o Playboy da Beira-Mar. A Polícia Civil prendeu Edson Souza Barreto, o ‘Piloto’, que, tentando se passar por morador, segurava bandeira onde se lia ‘Paz’. Ele é apontado como segurança do traficante Fabiano Atanásio da Silva, o ‘FB’, outro chefe do Complexo do Alemão.

Negociação

Para negociar a rendição dos traficantes, o coordenador do AfroReggae, José Junior chegou por volta do meio-dia ao Alemão e, na missão de paz, ficou na favela durante intenso tiroteio. A PM montou base para que os criminosos se entregassem, na Rua Joaquim Queiroz, na Penha. Até a noite, ninguém apareceu. Houve confronto ao longo de todo o dia e, amedrontados, muitos moradores abandonaram as casas.

'Estou feliz, porque ele ia acabar morrendo'

“Conversei com ele. Falei ‘Diego, vem com a mamãe’. Agora estou muito feliz, porque ele ia acabar morrendo”. O desabafo é da dona de casa Nilza Maria, 57 anos. Moradora do Alemão, ela viu o cerco se fechar sobre um dos 10 filhos, Diego Raimundo, 25 anos, o ‘Mister M’, e ontem conseguiu convencê-lo a se entregar: “A nova vida dele começa hoje. Aconselho outras mães a convencer seus filhos a largar tudo e tentar outra vida. Contra a força, não há resistência”, disse. Na delegacia, o irmão caçula agarrou Diego dentro da sala e os dois choraram.
Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia

Formato: MP3
Tamanho: 51 MB



0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive