sexta-feira, novembro 26

Jornal O Dia em PDF, Sexta, 26 de Novembro de 2010

Posted by kotonette 07:19, under | No comments

Ministério da Defesa enviará 800 homens do Exército ao Rio: Rio - Para combater a onda de violência, o Rio vai ganhar a ajuda de 800 homens do Exército e 300 agentes da Polícia Federal (PF). Os reforços foram anunciados ontem à noite pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, pelo secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e pelo superintendente da Polícia Federal, delegado Ângelo Gioia. A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também serão enviados dois helicópteros da Força Aérea e dez blindados de transporte, com origem a ser definida em coordenação entre as próprias Forças, inclusive a Marinha, que já se encontra com viaturas em operação.

“O nosso efetivo pode fazer parceria com a PM”, exemplificou Gioia. A prefeitura também vai entrar na defesa da cidade, colocando nas ruas 530 guardas municipais e agentes da CET-Rio auxiliando a PM com carros, motos e reboques até a situação se normalizar. Beltrame não descarta a utilização de fuzileiros navais na guerra contra o tráfico. A Marinha tem ajudado ainda com mapeamento das regiões dominadas pelos traficantes.
Hoje, helicóptero blindado será empregado na ação da Favela Vila Cruzeiro, na Penha, pela polícia. Ontem a aeronave não pôde ser utilizada para fechar o cerco aos traficantes, que fugiam, porque passava por reparos. De acordo com Beltrame, no próximo dia 13, a secretaria receberá mais um helicóptero blindado, porém o equipamento só poderá voar em operações em fevereiro, após treinamento dos agentes.

Ontem, na Vila Cruzeiro, PMs apreenderam três granadas de bocal e uma bomba caseira feita com cilindro de extintor. O artefato foi implodido por agentes do Esquadrão Antibombas. Na avaliação do secretário, mais importante do que prender traficantes é retomar a área que estava antes sob o domínio das quadrilhas. “Tiramos deles o que nunca foi tirado: o seu território”, afirmou. Além da ocupação na Vila Cruzeiro, que não tem prazo para acabar, Beltrame se referia às 12 Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) já implantadas em favelas cariocas. “Já temos 200 mil pessoas diretamente e 500 mil indiretamente livres dos fuzis”, defendeu.

Formato: MP3
Tamanho: 45 MB



0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive