quarta-feira, novembro 24

Jornal O Dia em PDF, Domingo, 21 de Novembro de 2010

Posted by kotonette 21:30, under | No comments

45 mil chances para virar um servidor público:
Rio - Para começar 2011 com o pé direito não vale apenas passar a virada do ano de branco e fazer simpatias. O sucesso se conquista com muito esforço e dedicação. Aos que querem realmente mudar de vida, a dica é ficar de olho nas 45 mil oportunidades em concursos públicos que serão abertas pela União, Governo do Estado e Município do Rio de Janeiro.
Na esfera federal, o Projeto de Lei Orçamentária prevê 40 mil vagas efetivas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os órgãos com maior número de oportunidades serão o Ministério Público da União (MPU) e a Aeronáutica, segundo o Ministério do Planejamento. Dessas chances, 2.651 serão destinadas a substituição de terceirizados. Outros 13.401 postos são para preenchimento de cargos que já existem, mas estão vagos.

No Estado do Rio, a perspectiva dá conta de 5.869 oportunidades em pelo menos 11 órgãos. Dentre as seleções à vista estão 2.300 chances para a Secretaria Estadual de Educação nas carreiras de professor, orientador e supervisor educacional. Há previsão ainda de mais 940 vagas para professores na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio (Faetec) e 26 para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

O concurso para a Polícia Militar, com previsão de oferta de 4 mil vagas, também deve entrar no planejamento dos próximos quatro anos do governo Cabral. O reforço na equipe de segurança pública faz parte do projeto de expansão das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

No município, a política de abertura de atraentes seleções deve ser mantida para o ano novo. O número exato de chances deve ser finalizado na próxima semana, já que o prefeito Eduardo Paes ainda está adequando as oportunidades à verba prevista no orçamento municipal de 2011.

Experiência como diferencial

A vitória no universo dos concursos independe de idade. Mais experientes, maduros e determinados, os concursandos na faixa dos 40 anos de idade esbanjam vitalidade na sala de aula.

“Acreditar que os jovens, por terem saído há pouco dos bancos escolares, vencem a concorrência dos concursos é um engano. Os candidatos mais maduros têm como diferencial a inteligência emocional e a determinação; competências adquiridas pela própria experiência de vida”, destaca o professor do curso preparatório Radix, Cristiano Henrique.

Denise Amorim e Náfis Bressane confirmam o ponto de vista do especialista. Desestimuladas com a iniciativa privada, elas optaram por fazer do concurso público um projeto de vida. “O mercado de trabalho é ingrato com os mais velhos. As portas se fecham, mesmo sendo altamente qualificado”, afirma Denise, aprovada em 5º lugar na Eletrobras.

Enquanto aguarda a convocação, ela se mantém firme nos estudos, assim como a colega de classe Náfis: “É mito achar que a idade é uma desvantagem. Não existe diferença intelectual. O esforço nos estudos é que faz a diferença”.

Para o especialista em seleções Carlos Eduardo Guerra o grande truque para vencer é ter organização e foco no preparo. “A primeira coisa quando se pensa em prestar um concurso é escolher a área em que se quer atuar. Segurança, Saúde ou Jurídica. Uma das falhas dos candidatos é atirar para todos os lados, perde-se tempo e energia”, orienta o professor.

Formato: PDF
Tamanho: 45 MB



0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive