sexta-feira, abril 2

O Estado de SP em PDF, Sexta, 02-04-10

Posted by kotonette 08:40, under | No comments

Meirelles decide ficar no comando do BC: Inviabilizado politicamente para disputar as eleições de outubro, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou ontem seu "Dia do Fico". Ele disse querer contribuir para preservar a "racionalidade econômica" no País e consolidar a estabilidade em ano eleitoral.
Após uma semana de intensas discussões políticas, Meirelles decidiu atender à preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ficar no comando da autoridade monetária. O sonho que o acalentava nos bastidores era de compor como vice a chapa da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) na eleição presidencial.
A segunda opção do presidente do BC era disputar o governo de Goiás. Ele também trabalhava com a ideia de concorrer ao Senado, mas esse cargo era considerado um "prêmio de consolação".

Apesar de ter tentado até quase o último minuto, Meirelles não conseguiu construir dentro do PMDB um caminho certo para suas alternativas preferidas.

Na entrevista convocada depois do fechamento dos mercados, que durou cerca de 45 minutos, Meirelles negou ter sofrido derrota política e, por isso, ter decidido ficar no BC. Também negou que tenha se colocado a hipótese de ser vice de Dilma.

Segundo ele, não faltou apoio do PMDB para uma candidatura ao governo de Goiás ou ao Senado pelo Estado. "Tive apoio integral do PMDB", afirmou Meirelles, um novato no partido, que disse que a decisão tomada por ele foi "muito difícil".

Questionado se apoiaria o presidente do PMDB, Michel Temer, para a vaga de vice na chapa de Dilma, Meirelles se esquivou da resposta e não manifestou apoio explícito. "No momento, estou dedicado à política monetária. O desafio é completar o trabalho já feito e a implementação da estratégia de saída da crise nesse ano de eleições", afirmou.

"Vencedor". Meirelles disse que seu projeto no Banco Central é "vencedor" e que a melhor maneira de assegurar essa saída da crise é ficando no cargo.

Formato: PDF
Tamanho: 27 Mb
Download Big&Free
Download Megaupload
Download Easyshare


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive