sábado, dezembro 18

Jornal O Dia em PDF, Sabado, 18 de Dezembro de 2010

Posted by kotonette 11:59, under | No comments

Dilma e Temer são diplomados pelo presidente do TSE
Brasília - Uma cerimônia rápida, de cerca de 20 minutos, diplomou Dilma Rousseff (PT) como a primeira presidenta eleita pelos brasileiros. Seu vice, Michel Temer, também recebeu o documento das mãos do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. “É uma imensa emoção receber esse diploma”, disse Dilma, num discurso também breve, de pouco mais de seis minutos. “Tenho enorme disposição de trabalho e estou cheia de esperança para um futuro que acabou de chegar. Sei da responsabilidade de suceder a um governante da estatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sei dos desafios que nosso futuro comporta”. O diploma da Justiça Eleitoral — assinado pelo presidente e ministros do TSE, além do procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel — habilita a presidenta e o vice eleitos a tomarem posse em 1º de janeiro, às 14h.

Dilma também lembrou que é uma mulher brasileira e citou Lula como um dos responsáveis pela mudança de mentalidade que permitiu sua eleição. “Quanto orgulho temos ao ver um homem do povo conduzir o País para tanto avanço social e econômico. Tanto avanço que fez o povo eleger uma mulher presidenta. Esse fato rompe com os preconceitos, desafia os limites e enche de esperança um povo sofrido e também de orgulho as mulheres brasileiras”, disse.

Ela afirmou ainda que vai retribuir a confiança vinda das urnas, honrar as mulheres e governar para todos. Também prometeu trabalhar pela educação de crianças e jovens, pela saúde de todos, além de defender a liberdade de imprensa. “Cuidarei da estabilidade econômica e do investimento, tão necessários ao crescimento”, acrescentou.

Temer, que estava acompanhado da mulher, Marcela Temer, não discursou.

Cerca de 250 pessoas estavam presentes à diplomação, mas apenas 100 delas puderam sentar-se no plenário. Os demais assistiram à cerimônia em um telão. Entre os que estavam no plenário, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), além de ministros de Lula, futuros integrantes do governo Dilma e membros do Judiciário. Muitos parentes e amigos de Dilma e Temer lotaram as dependências do TSE. Todos os 27 governadores foram convidados, mas muitos tinham diplomação em seus estados. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não foi porque está em Nova York, onde fez palestra para empresários. Lula também não foi à cerimônia, mas esteve em um coquetel para Dilma e Temer no Itamaraty, à noite. A presidenta eleita passou o dia com a família na Granja do Torto, onde vai morar até o dia 1º. Sua mãe, Dilma, e sua filha, Paula, além do ex-marido, Carlos Araújo, também foram prestigiar a diplomação.

Jobim dá prazo para Dilma decidir sobre caças

Confirmado ministro da Defesa, Nelson Jobim, demonstrou preocupação com a demora na decisão quanto à compra dos caças pela Força Aérea Brasileira (FAB). E deixou claro que está disposto a pressionar a presidenta eleita ao afirmar que a escolha do modelo a ser comprado precisa sair ainda no primeiro semestre de 2011.

Segundo o ministro, em 2013, os caças Mirage 2000 e F-5 usados atualmente pela Aeronáutica começarão a ser desativados e será preciso, a partir dessa data, ter novas aeronaves. Como haverá uma demora de, pelo menos, um ano entre a decisão e a efetivação da compra, o governo precisará definir logo qual dos três caças irá comprar: o francês Rafale, o sueco Gripen ou o americano F-18.

“Não estamos apenas comprando um caça. Estamos comprando um pacote tecnológico e exigimos um pacote tecnológico. Tem que verificar se a empresa e o país escolhidos estão dispostos a cumprir o pacote”, explicou. “Se a decisão for tomada no ano que vem e tivermos sucesso nas conversações, esse contrato só poderá ser firmado em 2012”.

Formato: PDF
Tamanho: 35 MB




0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive