terça-feira, dezembro 14

Jornal O Dia em PDF, Terça, 14 de Dezembro de 2010

Posted by kotonette 10:13, under | No comments

Estética de risco: oito presos por prática ilegal:
Quadrilha fabricava e aplicava botox sem autorização. Rainha de bateria era cliente - Rio - Oito pessoas foram presas ontem, entre elas quatro médicos, um deles capitão PM, durante a Operação Beleza Pura, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP), que investigou fabricação, falsificação e comercialização de produtos usados em procedimentos estéticos sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as clientes de um dos presos está a rainha de bateria da Beija-Flor, Raíssa Oliveira. Os agentes cumpriram 18 mandados de busca em consultórios, clínicas, residências e até um hospital na Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio, Baixada Fluminense e Anápolis, em Goiás, onde produtos eram fabricados, segundo a polícia, pelo Laboratório MTC Medical. Parte do material também vinha da China.

Foi apreendida grande quantidade de toxina botulínica (botox), polimetilmetacrilato (PMMA), para preenchimento estético, e seringas. Os produtos eram vendidos com preços mais baixos. Uma ampola de botox de R$ 1 mil era comercializada por R$ 450. Sem controle de fabricação, as substâncias podem provocar infecções e, no caso do PMMA, levar à morte.

Segundo as investigações, iniciadas há 7 meses, o grupo agia há 5 anos. De acordo com a polícia, o empresário Christiano Matheus Sommer trazia os produtos para o Rio. Verônica Casado Maia é acusada de distribuir o material a médicos, entre eles, Luis Eduardo Andrade Salgado, capitão da PM e dono de consultório na Barra, e Bolívar Guerreiro, médico de Raíssa e dono do Hospital Santa Branca e de clínicas em Caxias.

“Não acredito que ele esteja envolvido nisso. Estou muito feliz com a cirurgia”, contou Raíssa. Ela negou que tenha feito preenchimento de nádega e disse que colocou silicone no peito e fez lipo.

Foram presos ainda a diretora de clínica na Barra Elizabeth Alves Peixoto de Souza, Antônia Guimarães Leite Rosa, Leandra da Silva Bonfim e Juan Eugênio Mauser. Eles vão responder por formação de quadrilha, relação de consumo e exercício ilegal da medicina. A pena chega a 15 anos de prisão. O farmacêutico Maurício Castillo Olmedo, dono do laboratório, não foi encontrado mas será indiciado, e o local pode ser fechado.

Anvisa alerta: só médicos podem aplicar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) esclarece dúvidas sobre registro de produtos usados em procedimentos estéticos pelo telefone 0800-6429782. Segundo o órgão, é direito do consumidor saber se o local onde o procedimento será feito tem alvará de funcionamento. E alerta: somente médicos podem aplicar botox e PMMA.

“É preciso ver o preço médio dos procedimentos nas clínicas para ter segurança e procurar médicos com referências”, ressalta a dermatologista Sara Bragança.

Formato: PDF
Tamanho: 41 MB




0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive