sábado, setembro 20

Voices - Discografia

Posted by kotonette 16:20, under | No comments

A idéia nasceu da carência no mercado musical gospel de um grupo vocal que desenvolvesse um trabalho moderno, antenado com as novas tendências da música internacional e que abrisse o mercado externo. Para suprir essa ausência, cinco das intépretes mais expressivas da música evangélica se uniram e deram vida ao VOICES. Marina de Oliveira (soprano), Liz Lanne (soprano), Fernanda Brum (contralto), Eyshila




(soprano) e Jozyanne (sopraníssimo) se uniram para compor a formação original do quinteto. Em 2005, a cantora Jozyanne optou por uma dedicação exclusiva à carreira solo. E Lilian Azevedo entrou em seu lugar.

Fazendo o caminho contrário dos cantores que se consagram primeiro no Brasil, para só depois buscarem o mercado exterior, o grupo VOICES se lançou inicialmente em Los Angeles, Estados Unidos, no Canta Los Angeles, em 1997. Apresentando-se para o público americano, em inglês, em seu próprio país, VOICES foi reconhecido como uma das revelações da música gospel brasileira. Em diversas apresentações, em igrejas de Los Angeles e Fenix, VOICES não conquistou apenas o público americano com seu CD COLORES DEL AMOR. Lançado simultaneamente no Brasil, o sucesso se repetiu. O que poderia ser um empecilho, a gravação em uma língua estrangeira, foi mais um atrativo para o público brasileiro que confirmou o que os americanos já haviam descoberto. O inesperado sucesso também no mercado nacional impulsionou o grupo a apresentar, em 1999, um CD em português: CORAÇÕES GRATOS.

As vozes afinadas e a perfeita harmonia dos timbres das intérpretes permitem ao grupo passear por diversos estilos e ritmos musicais, sem preconceito e apresentar bom resultado. Tanto que seus maiores sucessos "Celebrate the Lord" e "Maravillosos Camiños" - são pop, repletos de elementos tecno. Mas o fato de o quinteto produzir um som contemporâneo, e atrair sobretudo, jovens e adolescentes, não impede que pessoas de outras faixas etárias percebam a qualidade do VOICES. "Nosso objetivo é conquistar todos os segmentos através da música. Não temos preconceito com estilo, mas temos um critério natural e mantemos a característica jovem e moderna nos arranjos. Nossa maior preocupação é falar através da nossa vida", explica Fernanda. CORAÇÕES GRATOS vem confirmar que a música gospel está cada vez mais eclética e preparada para disputar o mercado fonográfico com outros segmentos de igual para igual...

O terceiro CD do grupo, POR TODA VIDA, confirmou de uma vez por todas que se pode modernizar sem perder a espiritualidade. Como assim? VOICES apresentou proposta inovadora na música evangélica brasileira. Adequou ao segmento ritmos há até pouco tempo vetados em nossas igrejas, mas muito utilizado nos EUA - o berço da música gospel. VOICES soube equilibrar tradição e evolução, de forma que conquistou todas as denominações, sem escandalizar. Tudo porque permitiu que Deus conduzisse o trabalho. E por isso, o ministério teve continuidade: para ser canal das bênçãos do Senhor, unindo qualidade vocal e ritmos contemporâneos, produzindo um agradável louvor.

Toda a produção musical é assinada por Emerson Pinheiro (marido de Fernanda Brum), que realizou um trabalho surpreendente. O álbum, claro, apresentou novidades: salsa, romantismo, balada, dance, mas, sobretudo, conteúdo - o principal diferencial da música gospel. A faixa “Pisa no Inimigo” foi tocada em rádios de todo Brasil. E o CD conquistou Disco de Ouro pelas 100 mil cópias vendidas. POR TODA VIDA proporcionou experiências incomuns às cantoras. Como a participação no programa do Ratinho, que rendeu frutos de experiência de conversões e reconciliações com Deus. Prova de que a importância da música gospel não pode ser mais questionada. Nem a seriedade do ministério do VOICES. O trabalho também impulsionou a gravação do primeiro DVD do grupo.

A experiência de mãe das cantoras acabou levando-as ao desejo de produzir um CD de músicas infantis. O produtor e arranjador Emerson Pinheiro se desdobrou para deixar as canções modernas e atrativas. Dance, forró, rock, blues, timbalada e frevo são alguns dos ritmos que foram explorados em CORAÇÃO DE CRIANÇA. "Um de nossos objetivos foi resgatar cânticos antigos, como 'No Egito', 'Soldado de Cristo' e 'Jerusalém'. Bastou fazermos releitura destas canções, com arranjos acompanhando as tendências musicais", explica Marina de Oliveira. Em 2002, chegou o CD ALIANÇA. A faixa “Sai”, composição de Eyshila, foi o grande hit deste trabalho, que teve arranjos de Emerson Pinheiro e produção vocal de Marquinhos Menezes (marido de Lilian Azevedo).

Três anos depois, o grupo realizou um grande sonho: a produção do CD VOICES ACÚSTICO, um CD que reúne composições próprias do grupo e de grandes nomes da música gospel. Meses depois, o grupo gravou ao vivo o DVD Voices Acústico, no teatro Odylo Costa Filho, no Rio de Janeiro. O evento marcou a saída de Jozyanne e a chegada de Lilian Azevedo.


Voices - Colores Del Amor

Voices - Coração de Criança

Voices - Acústico

Voices - Sobreviverei

Voices - Aliança

Voices - Aliança (Play-Back)

Voices - Corações Gratos

Voices - Corações Gratos (Play-Back)

Voices - Por Toda Vida

Voices - Por Toda Vida (Play-Back)

0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive