domingo, agosto 30

A História do Rock | Johnny B. Goode | Chuck Berry

Posted by kotonette 19:15, under | No comments

A História do Rock:
Chuck Berry ou Charles Edward Anderson Berry, nasceu na cidade americana de Saint Louis, estado do Missouri, no dia 18 de outubro de 1926. Compositor, cantor e guitarrista, ele é apontado por muitos como o inventor do Rock and Roll. Foi um dos primeiros membros do Hall da Fama do Rock and Roll, homeneageado em 1986



Johnny B. Goode

Image and video hosting by TinyPic


Berry foi influenciado por Nat King Cole, Louis Jordan e Muddy Waters, que acabaria o apresentando a Leonard Chess, da gravadora Chess. Enquanto ainda existem controvérsias sobre quem lançou o primeiro disco de rock, as primeiras gravações de Chuck Berry, como "Maybellene", de 1955, sintetizavam totalmente o formato rock and roll, combinando blues com música country e versos juvenis sobre garotas e carros, com dicção impecável e diferentes solos de guitarra.

A maioria de suas gravações mais famosas foram lançadas pela Chess Records, com o pianista Johnnie Johnson, o baixista Willie Dixon e o baterista Fred Below. Juntamente com o guitarrista Berry, eles se tornaram o sumário de uma banda de rock.

Chuck Berry - Maybellene



Durante sua carreira ele gravaria tanto baladas românticas (como "Havana Moon" quanto blues ("Wee Wee Hours", mas foi no recém-nascido rock que Berry ganhou sua fama. Ele gravou mais de trinta sucessos a aparecerem no Top Ten, e suas canções ganharam versões de centenas de músicos de blues, country e rock and roll. Entre seus clássicos podemos citar "Roll Over Beethoven", "Sweet Little Sixteen", "Route 66", "Memphis", "Johnny B. Goode" (que possui provavelmente a mais famosa introdução de guitarra da história do rock), "Nadine", entre outras.

Quando jovem, Berry passou três anos em um reformatório por tentativa de assalto. Mas acusação pior viria em 1959, quando ele convidou uma índia apache de 14 anos que havia conhecido no México para trabalhar em seu clube noturno em St. Louis. A garota acabaria sendo pega pela polícia, assim como Berry, que foi acusado de entrar com uma menor nos limites do estado com propósitos sexuais. Ele foi condenado a cinco anos de prisão e multado em 5,000 dólares. Chuck foi solto em 1963, mas seus dias de glória ficaram para trás.

Mesmo assim ele ainda obteve sucessos com "You never can tell" e "No particular no place to go", lançada em 1964. Em 1966 ele gravou pelo selo Mercury Records uma compilação de todos os seus sucessos, utilizando técnicas mais modernas de gravação. A partir de então, Chuck Berry raramente voltaria a lançar músicas novas, preferindo capitalizar para si o sucesso que suas canções clássicas tinham junto ao público.

Image and video hosting by TinyPic


Rock and Roll (também escrito Rock n'''' Roll) é um gênero de música que emergiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-géneros no que hoje é definido simplesmente como "rock".



Atualmente, a palavra "rock and roll" tem diversos significados, seja para definir o rock tradicional ao estilo dos anos 50, ou para definir o rock surgido posteriormente, e até mesmo certas vertentes da música pop. Desde finais da década de 50 até atualmente,o rock é o estilo musical mais popular do mundo.

Os instrumentos mais comuns no Rock''''n''''roll são a bateria, guitarra elétrica, o baixo e muitas vezes um piano ou teclado, embora no início, o principal instrumento tenha sido o saxofone, posteriormente substituído pela guitarra no final dos anos 50


Curiosidade

No filme De Volta para o Futuro, quando o personagem Marty McFly está no baile da escola tocando uma música de rock, que na época (1955) ainda não existia, o primo de Chuck Berry, Marvin Berry (que também estava tocando no mesmo baile com sua banda Marvin Berry and the Starlighters) liga para Chuck falando da "nova música que ele estava procurando". A música em questão era "Johnny B. Goode", originalmente gravada por Chuck Berry, e um dos maiores sucessos do cantor e compositor. Marty interpretou-a no estilo psicodélico de Jimi Hendrix, que somente surgiria mais de dez anos depois, provocando um choque na platéia. O sucesso "Sweet Little Sixteen" foi cantado na Lua na primeira viagem do homem.



FAIXAS:

1. Rock Around the Clock - Bill Haley
2. Lucille - Little Richard
3. Johnny B. Goode - Chuck Berry
4. King Creole - Elvis Presley
5. Surfin' USA - The Beach Boys
6. San Francisco Night - Eric Burdon
7. Lucky Man - Emerson, Lake & Palmer
8. In Too Deep - Genesis
9. Shenna Is a Punk Rocker - The Ramones
10. Anarchy in the U.K. - The Sex Pistols
11. Metal Guru - T. Rex
12. Limelight - Rush
13. Riders on the Storm - The Doors
14. Every Little Thing - Yes

MP3 | Rock | 43.7 Mb
Download Megaupload
Download Depositfiles
Download Ziddu


Esporte & Lazer - Submarino.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive