terça-feira, setembro 15

Revista Isto é | 16 Setembro 2009 | Ed. Nº 2079 - On Line

Posted by kotonette 23:53, under | 1 comment

Revolução na escola:
Como o novo Enem vai mudar a forma de transmitir e avaliar o conhecimento nas instituições de ensino. E essas transformações começam na alfabetização
Battisti por um fio:
O Supremo julga refúgio ilegal e só uma rara mudança de voto poderá impedir a extradição do italiano

Conexão francesa
Lula antecipa escolha pelos caças da França, desagrada à FAB e espera novas propostas dos concorrentes

Rabo de foguete
Brigas, influência política e gestão sem controle ameaçam projeto da base espacial de Alcântara

Derrapada final
Os bastidores da maior fraude da Fórmula 1, que pode encerrar a carreira Nelsinho Piquet

O ponto de encontro dos cinquentões
Sem tempo a perder, a geração madura usa a internet para encontrar parceiros. E tem sucesso

Elas trocam comida por bebida
Consumo de álcool para emagrecer vira uma perigosa prática entre jovens com distúrbio alimentar

O celular virou microscópio
Cientistas criam telefone que identifica causadores da malária e da tuberculose

Plástica contra a enxaqueca
Cirurgia promete reduzir ou acabar com crises da doença e ainda atenuar as rugas

A caçada ao fóssil vivo
Pesquisador descobre no mar uma espécie animal que se estimava extinta há 50 milhões de anos

Meio ambiente - Tornados no Brasil
Por que somos vulneráveis a esse fenômeno climático que causou destruição e morte nas regiões Sul e Sudeste

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1 comentários:

A reportagem Revolução na escola não trouxe nada de novo do que vem sem discutido nos espaços educacionais - o processo ensino aprendizagem. Só que nesses espaços o foco da discussão não está centrado apenas no professor e no aluno, mas também em aspectos que determinam a efetivação desse trabalho com qualidade: condições de trabalho, melhor remuneração, quantitativo de alunos por sala, espaços físicos adequados e para resumir políticas públicas de Estado, não de governo. Mas o que nos deixou preocupados foi o conceito de letramento registrado na reportagem. Talvez fosse importante pesquisar e fundamentar-se teoricamente para melhor definições de conceitos. Letramento não é alfabetização. Ambos conceitos tem suas especificidades e importância no processo de aquisição da leitura e da escrita. São indissociáveis, interdenpendentes, mas são diferentes, segundo Magda Soares.
Com certeza faltaram leituras, busca de informações para melhor qualidade da reportagem. Esses profissionais já estão fora da escola???? Conhecimento é ferramenta de poder nessa sociedade. Vamos estudar? Ninguém escreve do nada... do senso comum.

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