quinta-feira, novembro 12

Jornal O Estado de SP em PDF, Quinta 12 de Novembro de 2009

Posted by kotonette 12:50, under | 2 comments

Governo atribui apagão a raios; para especialistas, rede é frágil: Blecaute que afetou 18 Estados, o maior em 10 anos, mostra sistema vulnerável a ‘efeito dominó’ - O governo federal acredita que a concentração de "descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes" na região de Itaberá, no interior de São Paulo, causou o apagão que deixou às escuras por quatro horas mais da metade do País, na noite de terça-feira. Ao todo 18 Estados e 70 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o mau tempo teria provocado um curto-circuito que levou à queda na transmissão de energia da Hidrelétrica de Itaipu. Num efeito dominó, a pane desligou pelo menos 15 linhas de transmissão, segundo estimativas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Apesar da versão oficial, fontes da Eletrobrás disseram ao Estado que o governo continua sem explicação para três fatos: a quantidade de linhas de transmissão desligadas, a área atingida e o horário da pane, a partir das 22 horas, quando o consumo já é baixo. Segundo técnicos, o sistema deveria ter "ilhado" a região inicial do apagão, evitando o alastramento do blecaute e a queda das linhas de corrente contínua (as vias expressas que ligam diretamente Itaipu a São Paulo).

O anúncio das causas do apagão foi feito após mais de 20 horas de informações contraditórias do governo, que chegaram a irritar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e fizeram a oposição convocar Lobão, além da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (pré-candidata petista à presidência), para prestar esclarecimentos em três comissões do Congresso.

Lobão negou que o problema tenha sido provocado por falta de investimentos e defendeu a solidez do sistema elétrico brasileiro. "Nenhum governo fez tantos investimentos neste setor quanto o atual", disse o ministro, citando o aumento de 30% nas linhas de transmissão entre 2003 e 2009 e os R$ 22 bilhões investidos. Ele comparou o blecaute a uma acidente de avião ao dizer que "as máquinas são feitas para serem perfeitas, como o avião, que as vezes cai".

Formato: PDF
Tamanho: 25 Mb
Download Depositfiles
Download Big&Free
Download Megaupload


2 comentários:

Tem que ser mesmo neste bigfree? Antes, com o easyshare e o megaupload era uma beleza, rapidinho.
Este BigFree é uma droga, não acaba nenhum dos downloads, sempre cai antes...
Enfim, obrigado pelo esforço, mas...

Olá Geraldo, tudo bem?
Estou testando o Big&Free por que ele permite até 10 downloads simultâneos na condição FREE. O Easyshare, agora é Deletashare, pos essa merda está delentano todos meus arquivos, e o Big&free tem a promessa de nunca deletar. E ao contrário do seu comentário, achei o Big&Free bem rápido e estável.

Postar um comentário

Tags

Blog Archive