terça-feira, outubro 20

Jornal Diário do Nordeste em PDF, Terça, 20 de Outubro de 2009

Posted by kotonette 13:01, under | No comments

Minério do CE abastece China:
Até o fim de 2009, um navio já fretado irá realizar o transporte do minério de ferro cearense até o país asiático · · Desde o ano passado realizando trabalhos de prospecção de minério de ferro no Ceará, a chinesa Globest inicia, este ano, a exportação das primeiras cargas já exploradas no Estado. A mineradora, instalada no distrito de São José do Torto, em Sobral, pretende enviar à China, ainda em 2009, cerca de 75 mil toneladas do minério, expandindo esse volume para 150 mil toneladas em 2010. A mineradora começou a operar no município em março, e toda a sua produção já foi vendida à China. Atualmente, todo material está sendo estocado em um terreno dentro da área de extração. A expectativa é de que as jazidas durem por um período de 10 anos.

Até o fim de 2009, um navio já fretado irá realizar o transporte do minério até o país asiático, que retoma a busca por ferro no mundo com o arrefecimento da crise financeira internacional. O minério de ferro é matéria-prima para a produção de aço e a sua ocorrência em Sobral já foi identificada pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) desde 1970.

A mineradora, que emprega atualmente 70 pessoas, foi visitada no último sábado pelo governador Cid Gomes. O volume de exportação ainda pode ser considerado pequeno, já que, dentro desse segmento, sempre se trabalha em milhões de toneladas. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), já afirmou, por várias vezes, que o Ceará tem capacidade para produzir 12 milhões de toneladas anuais do minério. Contudo, a atual estrutura portuária ainda não permite o escoamento de todo esse volume.

Formato: PDF
Tamanho: 24 Mb
Download Easyshare
Download Depositfiles


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive