domingo, outubro 18

Jornal Diário do Nordeste em PDF, Domingo, 18 de Outubro de 2009

Posted by kotonette 15:51, under | No comments

Governo gasta mal, nós pagamos a conta:
Governo federal já admite fragilidade na arrecadação e cogita em mandar a conta para o trabalhador .A falta de planejamento do governo federal com o que se faz com o produto da arrecadação volta à tona em momentos de crise financeira como esse. Recentemente, mais uma vez a Nação assistiu a uma polêmica relativa ao tema, gerada com o anúncio de que muitas restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) só seriam liberadas no ano que vem, sob a justificativa de queda na receita e caixa baixo do governo. Decisão rapidamente revertida diante da reação negativa da classe média e do provável desgate eleitoral. Apesar do recuo, disparam os especialistas mais uma vez o que fica claro é que o governo não sabe gastar, evidenciando o mal gerenciamento do dinheiro público.

No rol das explicações para a queda na receita governamental e do possível bloqueio das devoluções pela falta de recursos estavam as benesses fiscais oferecidas pela União, sobretudo com a desoneração do Imposto sobre os Produtos Industrializados (IPI) para veículos, linha branca e material de construção, na tentativa de dar fôlego para a economia e frear os efeitos da crise econômica mundial sobre o Brasil.

"Quando acontece uma crise no caixa como essa, ao invés de cortar custos, o governo, por outro lado, busca novos recursos para bancar as suas despesas ou então não se compromete a arcar com os compromissos assumidos, como no caso do pagamento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física, resultando em prejuízo para o contribuinte", critica o tributarista João Eloi Olenike, diretor técnico do Instituto de Planejamento Tributário (IBPT).

Formato: PFF
Tamanho: 45 Mb
Download Easyshare
Download Depositfiles


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive