segunda-feira, junho 1

O Globo Digital | 01Junho 2009 | Jogos do Bem

Posted by kotonette 15:53, under | No comments

RIO - Uma batalha épica acontece nos profundos reinos do corpo humano. Colônias microscópicas de células cancerosas se replicam, atacam e danificam órgãos saudáveis. De repente, entra em ação Roxxi, nanorrobô corajosa e armada até os dentes - a mais poderosa guerreira da medicina. Guie-a em missões desafiadoras contra as células malignas, onde quer que elas se escondam. É o menor campo de batalha do mundo, mas nunca os riscos foram tão grandes.

Esta é a apaixonante descrição do game "Re-Mission", jogo tridimensional de tiro em terceira pessoa voltado para jovens pacientes com câncer. As armas de Roxxi para combater o mal são conhecidas: pistola de radiação, foguete antibiótico e explosivos químicos (lembraram-se dos tratamentos?). Tudo é planejado $a conscientização sobre o tratamento da doença, de modo lúdico. Desenvolvido pelo HopeLab, nos EUA, o game foi enviado a pacientes de três países (os próprios Estados Unidos, Canadá e Austrália) entre 13 e 29 anos, em 34 hospitais, e ajudou a estimular a continuidade das terapias.

"Re-Mission" é só a ponta de um iceberg do bem que se chama "jogos sérios" (serious games), em inglês. De desenvolvimento tão ou mais complexo que os games de entretenimento, esses títulos abrangem diversas áreas: comportamento e ética no trabalho, simulação de instalações e transportes, operações em teatros de guerra, regras de trânsito e até ajuda humanitária. Veja-se o game "Food Force", publicado pelo Programa Mundial para Alimentação da ONU (WFP, na sigla em inglês).

Formato: PDF
Tamanho: 17 Mb
Download Easyshare
Download Ziddu


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive