segunda-feira, agosto 17

Digital (O Globo - 17/08/2009)

Posted by kotonette 12:53, under | 1 comment

Hoje ele tem o nome pomposo de Windows Live Messenger, mas muita gente ainda o chama simplesmente de MSN. É o sistema de mensagens instantâneas (IM) número um do planeta, com 330 milhões de usuários ativos. O segundo lugar é do Yahoo! Messenger, com 248 milhões... mas é de se imaginar que destino o acordo Microsoft-Yahoo! dará a esses usuários no futuro, embora seja, ao menos neste momento, voltado apenas para a área de buscas e publicidade.

Desses 330 milhões de "mensageiros", 130 milhões ficam aqui na América Latina.
E o Brasil detém o maior número de usuários num só país: 45 milhões - diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor do grupo de consumo e online da Microsoft Brasil, que acompanhou a história do Messenger desde o comecinho, em 1999.
Na verdade, ela começou um pouco antes, em janeiro de 1998, quando a Microsoft comprou um dos primeiros web services da internet, o Hotmail, por US$ 400 milhões. Logo ele foi rebatizado como MSN (de Microsoft Network) Hotmail. Mas ainda faltava acoplar ao email um sistema de mensagens instantâneas. Em 1999, a coqueluche do setor era o ICQ, da israelense Mirabillis (depois comprado pela AOL).

- Eles dominavam cerca de 30% do mercado de mensagens instantâneas, mas considerávamos que o ICQ tinha um apelo para a turma um pouco mais técnica - conta Osvaldo. - Então, quando começamos a desenvolver o Messenger, pensamos em puxá-lo para outro lado. Fizemos uma campanha na MTV, pensando no público jovem e "descolado".

Formato: PDF
Tamanho: 12 Mb
Download Easyshare
Download Depositfiles


1 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive