segunda-feira, dezembro 6

Jornal O Dia em PDF, Domingo, 05 de Dezembro de 2010

Posted by kotonette 00:28, under | No comments

Em praça de alimentação, perigo chega de bandeja:
A pedido de ‘O DIA’, laboratório testa mesas, talheres e pratos em seis shoppings e encontra bactérias em 22 dos 35 pontos de coleta. Cinco estavam acima do tolerável. Rio - Aquele passeio no shopping, com parada na praça de alimentação, pode terminar no hospital. A pedido de O DIA, o Laboratório Bioqualitas testou mesas, bandejas, pratos, talheres de restaurantes de 6 shoppings do Rio e constatou que, dos 35 pontos de coleta, 22 tinham bactérias. Cinco com níveis acima do recomendável. Em 3 meses de operações em shoppings, a Vigilância Sanitária Municipal já apreendeu mais de meia tonelada de alimentos impróprios para consumo e interditou 10 lojas.

Na pesquisa encomendada por O DIA, o pior resultado saiu da bandeja de um restaurante de massas no Norte Shopping, em Del Castilho: a quantidade de bactérias encontrada foi mais de 100 vezes maior do que o máximo tolerável. Entre elas, coliformes fecais. Uma mesa da praça de alimentação também tinha mais de mil unidades formadoras de colônia de bactérias mesófilas (cuja presença indica deterioração de alimentos ou que causam mal à saúde) por cm², quando o limite é 100.

O material foi coletado no Norte Shopping, Rio Sul (Botafogo), Nova América (Inhaúma), Barra Shopping, Via Parque (Barra), além do Shopping Tijuca, entre os dias 17 e 19 de novembro. Ao todo, foram 18 mesas, 12 bandejas, 2 garfos e 3 pratos.

No Shopping Tijuca, foram reprovadas a mesa em frente a uma pizzaria e a bandeja de uma loja de fast-food. No Rio Sul, bandeja de um restaurante de comida japonesa também não passou no teste.

Responsável técnica do Laboratório Bioqualitas, Mariana da Costa alerta que a presença de coliformes fecais pode transmitir doenças. O índice alcançado representa higiene crítica. Mas não significa, necessariamente, contato direto com fezes. “Pode ter sido alguém que não lavou a mão após sair do banheiro e pegou a bandeja. Se a pessoa está com gastroenterite pode transmitir o problema”, explica.

Segundo Mariana, a contaminação do cliente acontece ao encostar talheres na bandeja ou colocar a mão na mesa e levá-los à boca. A limpeza de mesas e bandejas deve ser feita com água, sabão e álcool e o pano precisa ser trocado diariamente. “Se o espaço não for limpo, a sujeira fica acumulada e a bactéria se torna mais resistente”, alerta.

Segundo Eitan Berezin, pediatra especializada em infectologia, ingestão de bactérias do grupo coliforme (que inclui coliformes fecais) pode causar diarreia e, se a pessoa tiver baixa imunidade e não receber tratamento, levar à morte. Já a bactéria Escherichia coli pode levar a doença nos rins e o estafilococos, problemas na pele. Pelo menos 3 vezes por semana, o estoquista Wescley Krauss, 32 anos, almoça em shoppings. Atento à limpeza dos restaurantes, ele conta que já pediu para um estabelecimento de fast-food trocar a bandeja, porque estava suja.

NorteShopping e Nova América informaram que orientam os restaurantes quanto à higiene. O Shopping Tijuca disse contar com empresa de segurança alimentar e que vai analisar o resultado da pesquisa. O Rio Sul esclarece que as medidas de limpeza ficam a cargo dos restaurantes e que fiscaliza os mesmos. Barra Shopping e Via Parque não se manifestaram.

Formato: PDF
Tamanho: 65 MB



0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive