sábado, dezembro 11

Jornal O Dia em PDF, Sabado, 11 de Dezembro de 2010

Posted by kotonette 11:58, under | No comments

No Alemão e no Complexo da Penha é hora de mostrar os problemas e fazer cobranças: Rio - Com a ocupação dos complexos do Alemão e da Penha, que libertou os quase 400 mil moradores da região da ditadura do medo imposto pelos traficantes, um pacote de investimentos e serviços públicos começa a chegar às comunidades. O Projeto Prefeitura Itinerante, por exemplo, ficará na Penha até domingo, para ouvir as reivindicações de moradores e dar início a programas em áreas como habitação, saúde, transporte e educação. As enormes filas que se formam todos os dias nas unidades móveis de serviços que chegaram após a entrada das forças de segurança há 14 dias são a prova da carência na região. Senhas passaram a ser distribuídas. Alguns serviços chegaram junto com a ocupação, outros estão entrando aos poucos. “O que mais me impressionou foi a quantidade de jovens sem carteira de trabalho. Empregamos um para trabalhar na tenda nessas condições”, contou o secretário de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, cuja secretaria já atendeu mais de 2 mil pessoas.

O secretário agora está à procura de um imóvel para instalar um posto de trabalho definitivo na área. O mesmo está fazendo o subsecretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Storzenberg. Entre outros serviços, ele quer garantir assistência jurídica aos moradores. “Convênio com o Ministério da Justiça vai criar postos para esse tipo de atendimento. Não vamos mais sair de lá”, garantiu.

Emissão de documentos, encaminhamento ao mercado de trabalho, pavimentação, rede de drenagem, iluminação, coleta de lixo, assistência social (atendimento para vítimas de violência e dependentes químicos), educação (construção de novas unidades e cursos de capacitação), saúde (campanha de vacinação e contra a dengue) são serviços já em andamento. Regularização do transporte alternativo e das empresas nas comunidades vão começar nos próximos dias.

As prioridades do prefeito

O prefeito Eduardo Paes anunciou ontem melhorias para a região. “Vamos começar construindo creches, fazer a contenção das encostas e priorizar a saúde. Não existe mágica. A pacificação é fundamental para a realização dos trabalhos”, afirmou.

Ontem, também foi inaugurada a Clínica da Família Felipe Cardoso, na Avenida Nossa Senhora da Penha. Com essa unidade de saúde, quase a totalidade do Complexo da Penha será atendida.

O Morro do Sereno e a localidade do Grotão ficaram de fora nesse primeiro momento, mas o prefeito garantiu que em 2011 essas comunidades ganharão uma clínica da família ainda no primeiro semestre.

Teleférico: teste com passageiros este mês

Ontem, o teleférico do Complexo do Alemão passou por mais uma etapa de testes. Funcionários da Empresa de Obras Públicas do estado (Emop) realizaram uma espécie de nivelamento nos eixos de gravidade das gôndolas de transporte de passageiros, em relação aos cabos e elementos de sustentação. De acordo com a Emop, há possibilidade de que os técnicos comecem a testar como seria o transporte de passageiros no fim do mês. A previsão é de que o teleférico seja entregue à população em março.

O Natal dos moradores do Alemão, principalmente das crianças, este ano será mais feliz. Dia 25 haverá distribuição de brinquedos doados durante uma campanha, que começará na próxima semana e será promovida por Rene Silva dos Santos, 16 anos, responsável pelo jornal ‘A Voz da Comunidade’, sobre notícias das favelas. Preta Gil, que fará um show, comandará a festa.

“Ainda estamos estudando como será feita essa campanha. Muitas crianças não ganham presentes porque os pais não têm dinheiro para comprar. Essa é uma boa hora para fazermos isso”, explicou Rene, que já está acostumando a organizar eventos como esse. Na Páscoa deste ano, ele conseguiu arrecadar dinheiro e comprar ovos de Páscoa para as crianças da comunidade.

Formato: PDF
Tamanho: 40 MB


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive