sexta-feira, dezembro 31

Jornal O Dia em PDF, Sexta, 31 de Dezembro de 2010

Posted by kotonette 09:14, under | No comments

Sérgio Cabral: ‘Podemos deixar um grande legado’
Rio - Prestes a entrar para a história como primeiro governador reeleito pelo povo para comandar o estado do Rio de Janeiro por dois mandatos consecutivos, Sérgio Cabral Filho (PMDB) faz um balanço de seus primeiros quatro anos no poder. Em entrevista exclusiva a O DIA, o governador fala sobre os planos para o futuro e anuncia a realização de novo concurso para a Polícia Militar em 2011. O objetivo é aumentar a tropa da corporação para garantir a instalação de novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no estado. Cabral, que toma posse amanhã, também falou sobre as medidas que pretende adotar para acabar com a crise na Educação e nos Transportes. Quando o assunto foi política, o governador anunciou seu candidato na disputa pela presidência da Alerj e falou sobre seu provável futuro sucessor no Palácio Guanabara.

Qual foi a principal marca do seu primeiro mandato de governador?

Acima das UPPs, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento), do Bilhete Único Intermunicipal, que foram grandes conquistas, eu diria que a principal marca deste governo foi a política de gestão que conseguimos implantar. Sem uma boa gestão nada seria possível. Foi isso que nos permitiu ter dinheiro em caixa, pagar os servidores no primeiro e no segundo dia útil do mês. Então, para mim, essa foi a base de todas as nossas conquistas: boa gestão.

Apesar das conquistas, alguns setores, como Educação, deixaram a desejar. Como mudar este quadro?

Isso é uma injustiça. A Tereza Porto (ex-secretária de Educação) fez um excelente trabalho. Mas Educação é uma área que dá resultados a médio e longo prazo. Quando assumimos, o magistério estava sem reajustes desde 1998. Nesses quatro anos procuramos resgatar o respeito ao professor com uma política salarial que, aos poucos, foi devolvendo algum poder aquisitivo ao magistério, mas que ainda está longe do ideal. Então houve já um progresso que vai se aprofundar ainda mais.

Então por que o senhor trocou a secretária de Educação depois da eleição?

Porque havia a necessidade agora de ter nesta área... A Tereza (Porto, ex-secretária) fez um trabalho muito bom de inclusão tecnológica. Com ela, nós saímos da Idade da Pedra. Se você conversar com qualquer professora, ela vai dizer que hoje tem laptop, laboratório de informática na escola. Mas agora precisamos continuar esse trabalho com um bom plano de metas. E o Wilson Risolia (novo secretário de Educação) tem mais o perfil para isso. Ele fez isso muito bem no Rio Previdência, que era uma instituição falida, e hoje é superavitária.

Como está a elaboração deste Plano de Metas?

Está indo bem. O Risolia está trabalhando no detalhamento do projeto, e nós esperamos lançá-lo no começo de janeiro, antes do início do período escolar

Formato: PDF
Tamanho: 25 MB


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive