domingo, maio 3

Jornal da Tarde | SP em PDF, Domingo, 03 de Maio de 2009

Posted by kotonette 01:22, under | No comments

A bagunça e o descaso são tantos que bastou R$ 1 para conseguir ocupar ilegalmente o espaço público. Com esse valor, é possível comprar uma caixa de papelão com suporte e montar uma banca na Rua 25 de Março. Foi assim que duas repórteres do Jornal da Tarde tornaram-se ambulantes por dois dias na rua de comércio popular mais movimentada do País.

ideia era observar como o comércio ilegal é fiscalizado. Como vendedoras de brincos, constataram o que lojistas dizem há tempos - a 25 de Março está fora do controle do poder público.

Qualquer pessoa pode vender o que quiser. Produtos falsificados estão ao alcance e à vista de todos. É fácil perceber a encenação de um teatro diário: os guardas-civis metropolitanos fazem de conta que coíbem os marreteiros, que fingem correr do rapa. Na verdade, ninguém foge. Nem precisa. Os ambulantes apenas recolhem momentaneamente as mercadorias enquanto a GCM passa. E, no instante seguinte, as expõem novamente. É assim o dia todo.

Com 56 brincos comprados com nota fiscal em uma loja na Ladeira Porto Geral, as repórteres foram para a Rua 25 de Março perto da Travessa Lucrécia Leme, onde ficam a base da GCM e o ônibus supostamente utilizado para guardar produtos apreendidos.

Formato: PDF
Tamanho: 14.5 Mb
Download Easyshare
Download Ziddu

Image and video hosting by TinyPic



0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive