terça-feira, maio 5

Jornal O Estado de SP em PDF, Terça, 05 de Maio de 2009

Posted by kotonette 06:50, under | 1 comment

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, desistiu da visita oficial que faria ao Brasil amanhã. Para justificar a mudança de planos de última hora, Ahmadinejad enviou uma mensagem ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem chamou de amigo, pedindo o adiamento da visita para depois da eleição presidencial iraniana, que deverá ocorrer em 12 de junho. Em linguagem menos diplomática, fontes do governo brasileiro dizem que a visita foi cancelada.

O convite a Ahmadinejad - que visitaria também Venezuela e Equador - tinha sido feito em novembro. Desde sua posse, em janeiro, o presidente americano, Barack Obama, acenava com uma aproximação com o regime iraniano. No mês passado, porém, o discurso de Ahmadinejad na abertura da Conferência contra o Racismo, promovida pela ONU, em Genebra, na qual acusou Israel de ser uma "entidade racista", voltou a acirrar os ânimos entre o Irã e o Ocidente (mais informações na página seguinte).

O "adiamento" da viagem de Ahmadinejad resolve um problema diplomático que o Brasil vinha enfrentando por causa da visita. Na semana passada, o governo israelense convocou o embaixador Pedro Motta para consultas sobre o convite. Dias depois, a secretária de Estado, Hillary Clinton, sem citar o Brasil, manifestou preocupação com o aumento da influência de Irã e China entre os países latino-americanos. Grupos organizados da comunidade judaica do Brasil e militantes de defesa de direitos dos homossexuais convocaram manifestações em vários pontos do País para protestar contra a visita.

Formato: PDF
Tamanho: 20 Mb
Download Easyshare
Download Ziddu


1 comentários:

Ué, onde estão os outros jornais?! Coloca sempre em ordem, todos os dias...

Curiosidade...

Obrigada,

Postar um comentário

Tags

Blog Archive