sábado, maio 9

Jornal O Estado de SP em PDF, Sábado, 09 de Maio de 2009

Posted by kotonette 09:27, under | No comments

Com a avaliação de que melhoraram as condições do mercado, o Banco Central voltou ontem a comprar dólares no mercado à vista para, oficialmente, reforçar as reservas internacionais. Essa operação não era realizada desde 10 de setembro de 2008. Mas a ação não interrompeu o recuo do dólar. Pelo contrário, a tendência foi acentuada após a intervenção e o dólar fechou em queda de 1,99%, a R$ 2,068, no menor preço desde 3 de outubro de 2008. Em nota, BC reafirmou que não tem como objetivo estabelecer um piso para as cotações.

Em uma semana de ingresso expressivo do dólar e queda de 5,48%, o BC confirmou a previsão de analistas ao retomar a compra de dólares. “Tendo o mercado cambial demonstrado, em linhas gerais, melhora nas condições de liquidez, criaram-se circunstâncias que permitem ao BC voltar a ampliar suas reservas internacionais”, explica o BC em nota. Exportadores e investidores são os principais responsáveis pelo retorno dos dólares ao Brasil.

Na nota, o BC insiste que a atuação não tem como objetivo criar um nível mínimo para as cotações do dólar. O BC diz que a ação deve “ser vista como um esforço de recomposição de reservas”. “Não devendo ser confundida com o estabelecimento de outras metas para o BC, como a fixação de tetos ou pisos para a taxa de câmbio.”

Formato: PDF
Tamanho: 25.5 Mb
Download Easyshare
Download Ziddu


0 comentários:

Postar um comentário

Tags

Blog Archive